
Que alegria! Um novo desafio se apresentou para mim num momento bem interessante: o desejo de continuar no jornalismo, porém, de uma forma independente. Assim, nasceu o Blog da Bárbara Fontes, que, além da produção de matérias e artigos, também, contempla outros segmentos profissionais onde eu atuo há décadas como o audiovisual/cinema e a fotografia. No campo da Literatura, aguardo a publicação do meu livro Projeto de Poetisa e, há alguns anos, trabalho numa obra ficcional. Nas artes plásticas, ainda sou aprendiz na técnica de Aquarela – um dia eu chego lá. O blog é um ótimo meio para unir todos essas áreas de interesse e, também, divulgar coisas bacanas que acontecem por aí, e noticiar, por meio de matérias jornalísticas, o que acontece no Brasil e no mundo.
O que é o bom jornalismo?
É muito frustrante chegar a um certo tempo de carreira profissional e perceber que o trabalho do jornalista, que sempre foi árduo e com grande carga de responsabilidade, tem se tornado um “control C- control V” de matérias alheias (às vezes, mudando uma vírgula, uma palavrinha aqui e ali… affss!). Eu vivenciei isso recentemente e afirmo: É frustrante, é “broxante”! Absorver (ou plagiar) o trabalho que outro jornalista se dedicou em fazer, conseguiu o “furo jornalístico”, e publicou no veículo onde é pago para trabalhar – é injusto! Se o furo publicado for realmente de interesse coletivo, a fonte precisa ser creditada. E o jornalista da concorrência que corra atrás do seu furo ou dos desdobramentos que a notícia possa levar.
Atuar no Jornalismo nesses tempos onde a busca insana é por acessos à notícia (cliques, likes, etc) – custe o que custar – é um desafio enorme porque não compete apenas ao jornalista, envolve, também, o veículo de comunicação! Fazer o bom jornalismo é escrever os fatos sem a intenção de prejudicar algo ou alguém. A boa notícia não vê o “bem” ou o “mal” – o fato existe e precisa ser relatado. O bom jornalista não perde tempo “colando” a matéria da concorrência, porque vai apurar, pesquisar, ouvir as partes envolvidas e produzir um texto com sustentação (e isso não é vício jornalístico!! É trabalho correto e ético!). Se o jornalista não é autor matéria (ou do furo) do qual assina, isso precisa estar bem claro. O leitor não pode ser enganado.
Nesses meus 20 e poucos anos de carreira, eu vi de quase tudo (quase, porque eu sei que ainda verei muita coisa nesta vida!), que me trouxeram experiências, senso crítico, reflexões e, sobretudo, o que não fazer na minha profissão (e na vida cotidiana). A cada decepção vivenciada é mais combustível para continuar a fazer o que eu penso ser o correto. Não sou conivente com aquilo que está errado ou que eu considero antiético ou desonesto.
Fazer o bom jornalismo dá trabalho. Não nasce pronto. Cada matéria é um “parto”. Cada notícia publicada gera responsabilidade com a sociedade. Quando eu escrevo sobre alguém, é um ser humano que está ali, que tem família e uma história de vida! Precisamos ser responsáveis quando decidimos escrever sobre pessoas. Precisamos ter segurança ao escrever sobre fatos. O factual é importante, mas quando é feito com base em especulações e plágios de trabalho de outros jornalistas (que apuraram e foram atrás da notícia) é muito perigoso e um passe livre para a decadência e descrédito.
Eu desejo que Blog da Bárbara Fontes seja um meio para as pessoas buscarem informações, se divertirem e sentirem bem para prosseguir na labuta do dia-a-dia. E , também, tem a missão de fazer o bom jornalismo. E para mim, missão dada é missão cumprida!
Namastê!
Bárbara
Parabéns….. Desejo vida longa ao seu belo projeto
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gratidão, Maurim!!!
CurtirCurtir
Olá, Barbára,
figurar o mundo em músicas, imagens, história e poemas, além de eternizar momentos fugazes, nos dá em quê pensar. E propor horizontes ao pensar é, com certeza, um dom/construção de quem se afeiçoa à magia da arte e tem esperança na humanização de tantos que se rendem ao “piloto automático” do viver. Parabéns. Vida longa ao Blog.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Suas palavras enalteceram a minha alma! Obrigada professor!! Fui sua aluna no curso de especialização em Docência, alguns anos atrás. Também sou aluna de Pedagogia/UFMT. Qualquer dia, nos encontramos pelos corredores. Abs
CurtirCurtir
Barbara, Parabéns pelo Blog!!!! Que ele sirva ao seus propósitos mais dignos!!!
CurtirCurtir
Ownnn….obrigada querida Mazé!!
CurtirCurtir
Bárbara, parabéns pelo Blog!!! Que ele seja usado com sabedoria e dignifique o seu trabalho!!!!
CurtirCurtir