Campanha Nacional de Vacinação (atualizado)

Vamos vacinar as nossas crianças contra a pólio e o sarampo!

ATENÇÃO pais e responsáveis: Ainda dá tempo de vacinar as crianças contra os vírus que causam a poliomielite e o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, 11 milhões  de crianças precisam ser vacinadas até o fim da Campanha Nacional de Vacinação , 31 de agosto.

 

vacinacao5
Crédito: Amanda Mendes. Agência Saúde/Ministério da Saúde.

Sábado, 18 de agosto, foi o Dia D de vacinação, com mais de 36 mil postos de saúde abertos.  Em todo país, a campanha atingiu mais de 9 milhões de doses das vacinas contra a pólio já haviam sido aplicadas. Em relação ao sarampo foram 4,5 milhões de aplicações. O Ministério da Saúde informou que foram 40% de vacinados.

Quem deve receber as vacinas?

Crianças de 1 a menores de 5 anos de idade – independente da situação vacinal – isto é, esse grupo de crianças devem ser vacinadas mesmo com a carteira de vacina em dia.

Por que vacinar?

Não há ato maior de maior por uma criança do que protegê-la contra qualquer mal! Vacinar também é um ato de amor e não custa nada, basta levá-la, ainda bebezinha, a um posto de saúde. Após a vacina, os pais e responsáveis recebem uma caderneta de vacinação que contém todas as informações sobre as vacinas tomadas e as futuras. Cuide desta caderneta porque é um documento importante para a criança até a uma certa idade.  E fique sempre de olho nas Campanhas de Vacinação do Ministério da Saúde, mesmo com a caderneta em dia é necessário vacinar novamente. A vacinação é para imunizar um determinado grupo (nesse caso as crianças de 1 a 5 anos) contra vírus perigosos. Mesmo o Brasil tendo erradicado a pólio e o sarampo há décadas, as fronteiras do país são acessos fáceis para esses vírus (e outros) que vem de outros países endêmicos (as doenças já atingiram a população). O Brasil imunizado, não haverá espaço para a disseminação de doenças.

Como é a vacinação?

Crianças que NUNCA foram vacinadas contra a pólio receberão a VIP (Vacina Inativa Poliomielite); as que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a VOP (a gotinha). Contra o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Vacina Tríplice Viral.

IMPORTANTE: As crianças que foram vacinadas nos últimos 30 dias, NÃO necessitam de uma nova dose.

Recado Importante!

img-sarampo
Sarampo Mata!! Divulgação/Ministério da Saúde

Infelizmente há muitos casos comprovados de sarampo no Brasil. Em alguns estados, a campanha de vacinação começou meses antes. Só há uma única forma de acabar, de uma vez por todas, contra o sarampo e a pólio que é uma triste doença que destruiu a infância de milhares de crianças pelo mundo: VACINAÇÃO!

 

Vamos dar um fim ao risco de termos novamente doenças antigas e cruéis. As nossas crianças, futuro do país, agradecem!

 

Se você não tem filhos (ou já estão maiores), compartilhe esta matéria para os seus familiares, amigos e vizinhos que possuem crianças menores de 1 a 5 anos! Vamos fazer a corrente do bem!

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s