ALCAR CENTRO-OESTE 2018

UNEMAT, campus Tangará da Serra, recebe importante evento científico de Comunicação

Acontecerá entre os dias 28 e 29 de setembro (sexta e sábado), o IV Encontro Regional de História da Mídia. O evento será no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra (240 KM, da capital Cuiabá). A edição deste ano tem como tema “Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã x 50 anos do AI-5”. O público-alvo é composto por pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, porém,  toda a comunidade em geral está convidada para participar do evento.

Pesquisadores e profissionais da área debaterão a influência e a responsabilidade da Comunicação no processo de construção da cidadania no Brasil. O país atravessa por crises e uma avalanche de notícias, verdadeiras e falsas, aumentam as incertezas sobre o seu futuro. O evento acontece num momento oportuno para discutir e refletir sobre democracia e jornalismo.

arte_Alcar_banner

 

O IV Encontro Regional de História da Mídia é uma parceria da Alcar e o Curso de Jornalismo da Unemat. A Alcar é uma sociedade científica que reúne pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, tendo como foco análises sobre os processos históricos da Mídia.

Os interessados podem participar do evento e também apresentar trabalhos nos  GTs (Grupos de Trabalhos). As inscrições podem ser feitas no site. Para submissão de artigos acadêmicos, informações aqui.

ALCAR – Significado

É uma homenagem ao pesquisador Alfredo de Carvalho, responsável pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira. A sigla identifica o grupo que formou a Rede Alfredo de Carvalho (Rede ALCAR), em 2001, durante a reunião na Associação Brasileira de Imprensa. Esse grupo tem por objetivo, preservar a memória da mídia brasileira. Em 2008, ano em que se comemorou o bicentenário da Imprensa Brasileira, ocorreu o 6º Encontro Nacional da Rede Alcar, onde foi fundada a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, mantendo a sigla ALCAR.

IV Encontro Regional de História da Mídia – Programação

 No dia 28 de setembro,  às 19h30, acontecerá a conferência de abertura. Em seguida, a professora Maria Berenice, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), ministrará a palestra “Democracia e Mídia: a desconstrução da Constituição Cidadã”.

No sábado, 29, a partir das 8h, iniciarão as Mesas de Debates. A primeira mesa tem como tema “A participação da mídia brasileira na cobertura da ditadura militar e um olhar sobre a intervenção no Rio de Janeiro”, e contará com a participação dos professores Marcel Cheida (da Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e Ailton Segura (da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá), com mediação de Rafael Rodrigues Lourenço Marques (da Unemat).

Às 10h, a segunda mesa de debates terá a participação dos professores Paulo da Rocha (da UFMT), Alfredo Costa (da Universidade Federal de Goiás) e Romyr Conde (Unemat), com a mediação da professora Rosana Alves (Unemat). O tema da discussão é “Constituição Cidadã 30 anos: um olhar sobre a democracia no Brasil”.

Às 14h, acadêmicos e pesquisadores apresentarão trabalhos sobre diversas temáticas que envolvem a Comunicação nos Grupos de Trabalho (GTs).  Para mais informações sobre os temas dos GTs, as ementas e os seus coordenadores, acesse aqui.

O encerramento do evento está previsto para às 18h.

Para mais informações aqui.

Atendimento à Imprensa:

Alessandro Oliveira – (65) 99923. 8718

Bárbara Fontes  – (65) 99237.4762

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s