Neste domingo, 147.306.275 eleitores brasileiros vão às urnas. Viva a Democracia!
Acabou o horário eleitoral, acabaram os debates e agora é refletir em quem votar ou confirmar os candidatos que merecem o voto de confiança. Pense bem porque são quatro anos de mandato que afetam na vida de toda a nação brasileira.

Reprodução/TSE
A decisão mais importante é a de comparecer no local de votação e votar. Faça valer a sua vontade e aperte o botão verde (Confirma) da urna eletrônica. Se o candidato (a) escolhido vai ganhar ou não, isso depende da maioria, porém, cada um de nós fizemos a parte que nos cabia na democracia.
No dia de votação
É neste domingo, 07 de outubro, que 147.306.275 eleitores vão às urnas em todo país. Se tiver dúvidas sobre o local de votação, acesse o site do Tribunal Superior Eleitora (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu Estado. Basta clicar em Local de Votação e digitar o número do título de eleitor, data de nascimento e o nome da mãe. Para votar é necessário estar com um documento de identificação com foto (RG; CNH; Carteira de Trabalho).

Reprodução/TSE
Identificação biométrica
Este ano, algumas cidades vão ter Seções com leitura digital no ato da identificação. A biometria é mais uma ferramenta de segurança para que as eleições possam ocorrer sem fraudes.
O que é o e-Título?
O Brasil sempre está à frente nas inovações tecnológicas no que se refere ao pleito eleitoral. Este ano, o e-Título, que é um título digital com foto e todas as informações pessoais, vai facilitar a vida dos eleitores. Segundo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de seis milhões de eleitores já baixaram de graça o aplicativo (vídeo no final desta matéria).
De frente com a urna: como votar
Ao se deparar com a urna eletrônica, eleitores devem votar em seis candidatos. A primeiro escolha é para Deputado Federal. Logo em seguida, para Deputado Estadual (ou Deputado Distrital, se estiver no Distrito Federal). O próximo voto é para Senador: eleitores precisam escolher dois (2) candidatos. Pode escolher só um? Pode sim. Pode votar duas vezes no mesmo candidato? Não pode. Se fizer isso, o segundo voto vai ser anulado! O voto seguinte é para Governador, e por último é para Presidente da República. Quando digitar o número, aparecerá a foto do candidato na urna. No caso dos candidatos a Governador e à Presidência da República, também vai aparecer as fotos dos seus vices. Ao digitar os números para Senador, vai aparecer a foto do candidato e de seus dois (2) suplentes.
Atenção: votos brancos e nulos não vão para os candidatos!
É muito candidato para votar, posso fazer uma colinha?
Deve! E aqui vai uma dica do Blog da Bárbara Fontes: faça a cola de acordo com a ordem de votação que está na urna, comece com Deputado Federal e termine com Presidente da República. Se tiver dúvida, releia o parágrafo acima (De frente com a urna: como votar).
Atenção: Não faça a cola no celular. É proibido entrar na urna com aparelho móvel. Ahh…e nem ouse fotografar o momento do voto. Vai dar muita encrenca!
Viva a DEMOCRACIA!
O Blog da Bárbara Fontes desde o início da campanha eleitoral tem seguido uma linha editorial a favor da democracia e incentivando os seus milhares de leitores em todo país a participar das eleições. O Brasil possui uma democracia recente, portanto, ainda estamos aprendendo e o processo eleitoral faz parte dessa aprendizagem que nos levará ao um país melhor. Não desista, não desanime com a situação atual do país. Vote com confiança neste domingo! Parabéns para todos nós!
Para saber mais:
Vídeo explicativo sobre o e-Título:
Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997)
Eleitores de Mato Grosso, acesse o site do TRE:
*Gostou dessa matéria? O Blog da Bárbara Fontes é um site independente, com recursos próprios e precisa da sua ajuda. Seja um apoiador do blog! Saiba mais aqui.
Categorias:Política