Emissão de Passaporte Italiano

Segue abaixo as informações para os cidadãos italianos que vivem em Mato Grosso que desejam solicitar o passaporte italiano (maiores de 18 anos).

ATENÇÃO:  a pré-inscrição vai até o dia 2 de novembro de 2018. Só terão direito ao passaporte, os cidadãos que tiverem a pré-inscrição aprovada, o pagamento da taxa consular feita e o comprovante de pagamento enviado por e-mail. Após essas etapas, solicitante terá o seu agendamento realizado.

E-mail para o envio do comprovante da taxa consular (e outros esclarecimentos): marlids@hotmail.com

O Blog da Bárbara Fontes não é vinculado ao Vice Consulado Honorário da Itália em Mato Grosso, as informações abaixo foram

repassadas pela vice consulesa Marli Deon Sette. Para mais esclarecimentos, entre em contato com o Vice Consulado: (65) 99292.8823.

****************************************************************************

Informações para emissão de passaporte italiano em Cuiabá

No dia 08 e 09 de novembro de 2018 terá em Cuiabá uma missão consular para feitura de Passaportes italianos.

Os procedimentos acontecerão no Vice-Consulado da Itália em Cuiabá, MT, na Travessa Chamal, S/N, Lote 08, quadra 10, B. Jardim Bom Clima, Cuiabá/MT, nos horários agendados previamente via pré-inscrição.

SOMENTE SERÃO ATENDIDOS AQUELES QUE TIVEREM FEITO A PRÉ-INSCRIÇÃO, CONFORME ORIENTAÇÕES QUE SEGUEM ABAIXO, ATÉ O DIA 02.11.2018.

Quando for o caso de enviar algo via e-mail, o endereço é: marlids@hotmail.com e o tel: 065-992928823.

Para solicitar o passaporte é necessário:

  • Se maior de idade: preencher o formulário de solicitação de passaporte de adulto que NÃO tem filhos menores (anexo);
  • Se adulto COM filhos menores ou só para filho MENOR: ligar para o número 065-99292-8823 para agendar um horário (será sempre pela manhã)
  1. Comparecer o pai e a mãe do menor na data agendada, no Vice-Consulado da Itália em Cuiabá, MT, na Travessa Chamal, S/N, Lote 08, quadra 10, B. Jardim Bom Clima, Cuiabá/MT, onde serão preenchidos e assinados os formulários para a solicitação;
  2. Caso um dos genitores não puder comparecer, o outro genitor deverá portar consigo a autorização do genitor ausente (formulário em anexo), assinado e reconhecido firma em cartório;
  • Trazer consigo (no caso do adulto que solicita passaporte somente para si, pode encaminhar por e-mail e trazer as originais na data da feitura do passaporte):
  1. Documento de identidade original do menor e dos pais (um dos seguintes documentos dentro do prazo de validade, emitidos há menos de 10 anos: RG, RNE, carteira de identidade italiana, passaporte brasileiro) mais xerox simples frente e verso dos documentos.
  2. Caso não seja a emissão do primeiro passaporte italiano, trazer o anterior com cópia simples das páginas com foto e assinatura. Caso tenha sido roubado ou perdido, apresentar o B.O. (Boletim de Ocorrência) original.
  3. Comprovante de residência em nome de um dos genitores, original, recente (menos de 3 meses) mais cópia simples. São aceitos: contas de luz, água, gás, boleto de instituição de ensino com endereço do requerente especificado, pagamento de aposentadoria, conta de celular ou correspondência bancária como fatura do cartão de crédito.
  4. Foto, que deve seguir o padrão ICAO (Veja INDICAÇÕES sobre fotografias para passaporte.)

Após a inscrição preliminar via preenchimento do formulário e entrega dos documentos acima mencionados, será feita a conferência pelo setor consular competente e, em estando tudo correto, será enviada via e-mail a taxa de emissão do passaporte, que deverá ser paga e enviado o comprovante até o dia 03/11/2018.

 

OUTROS ESCLARECIMENTOS:

– PARA A EMISSÃO DO PASSAPORTE É INDISPENSÁVEL QUE O CADASTRO CONSULAR DO REQUERENTE TENHA SIDO PREVIAMENTE ATUALIZADO: NASCIMENTO DE FILHOS, CASAMENTOS, DIVÓRCIOS, EVENTUAL FALECIMENTO DO CÔNJUGE E ALTERAÇÕES DE ENDEREÇO DEVEM TER SIDO PREVIAMENTE INFORMADOS AO CONSULADO CONFORME AS INSTRUÇÕES DO SITE INDICADAS NA SEÇÃO “REGISTRO CIVIL” E “ANAGRAFE- CADASTRO CONSULAR” DO SITE E TAIS ATUALIZAÇÕES DEVEM JÁ TER SIDO CONFIRMADAS POR E-MAIL (PORTANTO É ESSENCIAL INFORMAR E-MAILS CORRETOS E VÁLIDOS). ESTE CADASTRO É FEITO E ATUALIZADO EXCLUSIVAMENTE VIA E-MAIL NO SITE DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA DE SÃO PAULO.

– os boletos serão enviados somente para os pedidos que estão corretos;

– as assinaturas feitas no formulário devem sempre coincidir com a do documento de identidade válido;

– todos os campos do formulário devem estar preenchidos.

– o passaporte é entregue ao interessado exclusivamente POR CORREIO. Para tanto, é necessário que o requerente entregue nas data da feitura do passaporte, além das fotografias e documentação solicitada, também um envelope resistente (pode ser encontrados também em papelarias, tipo aquele do SEDEX) com selos suficientes para o envio e onde esteja escrito, mesmo que à mão, a palavra “REGISTRADA. A tarifa postal (quantidade de selos) para o envio do passaporte é de competência dos Correios e deve ser suficiente para o envio de carta registrada para um peso não superior a 200 gr (não receberemos em dinheiro)Informamos que é necessário um envelope para CADA passaporte solicitado, mesmo para filhos menores.

No envelope deve já estar escrito:

– DESTINATÁRIO (nome e sobrenome do requerente com um endereço completo habilitado a receber “carta registrada”).

– REMETENTE (Consolato Generale d’Italia a San Paolo, Avenida Paulista, 1963 CEP 01311-300).

ATENÇÃO: após a missão do dia 08 e 09 de novembro de 2018, o Vice Consulado poderá aceitar somente os pedidos de menores de 12 anos de idade (que ainda são isentos da biometria).

De qualquer maneira, solicitamos sempre que os interessados leiam o site https://conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/passaporti  onde as informações estão completas.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Um comentário em “Emissão de Passaporte Italiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s