Paris em Cuiabá

A capital de Mato Grosso recebe o bistrô mais famoso do Brasil

CréditoBárbaraFontes_outubro2018_Easy-Resize.com
Crédito: Bárbara Fontes

O Blog da Bárbara Fontes foi conferir o lançamento da primeira unidade do bistrô e restaurante Paris 6, no shopping Goiabeiras. Os convidados, blogueiros e jornalistas foram bem recebidos pela equipe do shopping e assessoria de imprensa, com um piano bar agradável e um buffet delicioso. Havia muita expectativa para saber das novidades da chegada do bistrô preferido das celebridades. A inauguração está prevista para março de 2019. Isaac Azar, sócio-fundador, esteve presente e bateu um papo bacana e bem humorado com todos. O Paris 6, de Cuiabá, tem como um dos franqueados, o jovem empreendedor Bruno Souza Pereira.

Kefera_Paris6_Reprodução
Kéfera com o risoto que leva o seu nome. Reprodução.

Eu já sabia que Paris 6 era famoso, mas não tinha ideia de que também atingia o público adolescente. Isso ficou claro pra mim quando comentei com a minha filha sobre o convite para a coletiva de imprensa. Bianca ficou toda eufórica e disse que era o “restaurante da Kéfera” e correu para pegar o celular para me mostrar as  fotos. Ela me informou sobre o local, o quanto é badalado e quais youtubers costumam frequentar as unidades, antes mesmo de eu receber o release da coletiva. Isso demonstra o quanto Azar acertou em cheio no marketing de seu negócio e soube agregar valores que vão além do preço inserido no cardápio. Ele pegou uma ideia bacana de trazer para o Brasil o charme dos bistrôs parisienses do Distrito 6, e batizar os seus pratos com nomes de artistas,  influenciadores digitais e esportistas renomados (nos famosos bistrôs de Paris também é assim). O primeiro a ganhar um prato com o seu nome foi o querido Bruno Gagliasso, que entrevistei este ano. É bem provável que a minha filha peça no Paris 6, o “prato da Kéfera” invés de pedir “risoto de beterraba à Kéfera”.

 

História

lossy-page1-800px-FAIXADA_VAUDEVILLE.tif
O primeiro Paris 6, bairro Jardins, na capital paulista. Reprodução/Wikipedia

Paris 6 foi inaugurada em 2006, e se tornou uma rede de restaurantes com 13 unidades em todo país, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Brasília. Este ano foram inauguradas em São Paulo, Salvador e Goiânia. Em 2019, além de Cuiabá, a capital do Ceará, Fortaleza, também vai ganhar uma unidade.

O Le Procore (frequentado por Napoleão Bonaparte), inaugurado em 1686, no distrito 6 (conhecido como Paris 6) foi uma das inspirações de Azar para a criação do primeiro bistrô cultural do país, no elegante bairro paulistano Jardins. Em São Paulo e Rio de Janeiro por serem cidades com muitos eventos culturais possuem unidades funcionam 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Isaac Azar é o responsável pelo menu, que tem pratos típicos dos bistrôs e basseries de Paris, também há releituras das culinárias francesas e italianas, e criações como o Grande Gateau – uma sobremesa que tem como base um suflê de chocolate, com recheios variados, coberturas e acompanhado de picolé Paris 6.

Além do marketing criativo, o que faz Paris 6 ser famosa e amada é o apoio que Isaac Azar dá à todas as manifestações artísticas como exposições, peças de teatro e espetáculos. É comum as pessoas saírem de um evento cultural tarde da noite e seguir para o Paris 6. No importa o horário, no Paris 6, assim como é no inspirador distrito francês, é um ponto de encontro de pessoas famosas ou não.

 

Paris 6 – Cuiabá

Eu e Isaac Azar_Paris6
Olha eu com Isaac Azar. Très Chic! Crédito: Akerman Magalhães

A unidade de Cuiabá faz parte do plano de expansão da marca. O bistrô e restaurante terá 395 m² de área interna e mais de 180 m² de externa em um ambiente inspirado no distrito mais boêmio e charmoso de Paris. Isaac Azar disse para o Blog da Bárbara Fontes que o Paris 6, de Cuiabá vai abrir 40 empregos diretos.

 

Selinho contra homofobia

emersonbeijoinstagram_reprodução
Reprodução/Instagram

 

 

Azar contou na coletiva imprensa sobre uma situação que ocorreu em um de seus restaurantes, em 2013, protagonizada por ele e Emerson Sheik (que na época jogava pelo Corinthians): após uma a vitória do Timão, Sheik e a namorada foram comemorar a vitória no Paris 6 com Isaac e alguns amigos, numa brincadeira combinada, eles decidiram dar um selinho. A reação homofóbica foi tão intensa que a fachada do Paris 6 foi toda pichada com palavrões e ameaças. Um brincadeira entre amigos mostrou que a homofobia é tão presente na sociedade brasileira quanto um prato de arroz e feijão de cada dia.

 

Paris, Distrito 6

cafe-carrefour-de-buci-stgermaindespres-paris-france_main
Reprodução/Fodors Travel Guide

 

Saint-Germain-des-Prés é considerado o bairro (lá se chama distrito, ou em francês 6e arrondissement du Paris) mais boêmio da cidade-luz. Seus centenários Cafés, Bistrês e Brasséries  sempre foram frequentados por intelectuais, artistas, jornalistas, escritores e universitários. Está localizado na orla do rio Sena, é neste distrito que se encontra o Palácio e o Jardim de Luxemburgo.

 

Dicas do Blog:

Para se ter ideia do que foi Paris na década de 1920, o Blog da Bárbara Fontes indica alguns filmes e livros que fazem referências à essa época:

Filmes:

Meia-Noite em Paris – do diretor Woody Allen

Coco Antes de Chanel – da diretora Anne Fontaine

 

Livros:

Paris é uma Festa (Ernest Hemingway)

Os Anos Loucos: Paris na Década de 20 (William Wiser)

Achados da Geração Perdida: Receitas e Anedotas da Paris dos Anos 20 (Suzanne Rodrigues-Hunter)

 

 

Goiabeiras Shopping

Credito_SiteHotelDeVille
Reprodução/Site deville.com

Eu me lembro bem quando foi inaugurado o primeiro shopping center de Cuiabá. Eu era adolescente e ficava com a galera da escola, em Várzea Grande,  imaginando o mundo de aventuras que viveríamos lá. Eu faço parte de um geração de moradores de Mato Grosso que veio de outros estados (eu sou de São Paulo), onde já tinha esse tipo de empreendimento que reúne num mesmo local, compras e entretenimento. Foi neste shopping que eu assisti o filme Titanic por três vezes!

É importante que eu esclareça aos leitores e leitoras do Blog da Bárbara Fontes que não conhece Cuiabá: aqui é muito, muito e muito quente. Infelizmente não dá para bater perna na rua na hora do almoço. Frequentar shopping é necessário por ser climatizado, seguro, tem wifi de graça e disponibiliza muitos serviços que nos poupa do sofrimento do calor infernal do centro da cidade. Nos dias de clima mais fresco é gostoso sair pela cidade, mas não é algo cotidiano.

Crédito_BárbaraFontes_2018_assinatura
Crédito: Bárbara Fontes

 

Em 2019, o Goiabeiras completa 30 anos e Cuiabá 300! Espero que seja um ano cheio de novidades culturais que envolvam artistas locais e a comunidade. Eu sou do time que torce pelo desenvolvimento econômico do Estado. Acredito na Cuiabá cosmopolita e cheia de vida, muita badalação e turistas de tudo quanto é canto. É importante equilibrar a tradição com a modernidade. Amamos a nossa culinária, mas também queremos frequentar um bistrô charmoso que nos leve à capital francesa dos anos 20. E o melhor de tudo é que o Paris 6, do shopping Goiabeiras será mais acessível do que comer no bistrô mais barato da França. Até março!

 

 

 

*Foto de capa: Lançamento do bistrô e restaurante Paris 6, no shopping Goiabeiras. Crédito: Ana Boel/Assessoria de Imprensa

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s