Horário de verão vem aí!

O odiado e amado horário de verão começa à meia-noite de domingo (04/11), em 10 estados brasileiros e o Distrito Federal. Os relógios devem ser adiantados em 1 hora em relação ao horário normal, de acordo com o fuso horário regional. O horário especial termina no dia 15 de fevereiro de 2019 (terceiro domingo do mês).

Era para ter começado em outubro. Após solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017, onde pedia o adiamento por conta das Eleições do ano seguinte (1º e 2º turnos), o governo federal assinou um decreto adiando para 04 de novembro o início do horário de verão. Bem no primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)! O Ministério da Educação tentou adiar o novo horário para 18 de novembro, porém, o governo voltou atrás e manteve o dia 04. As provas do Enem começam em todo país no período da tarde. Dá tempo dos candidatos às vagas nas universidades públicas chegarem sem contratempos nos locais das provas (teoricamente falando porque a expectativa do “show dos atrasados” é grande!).

 

Onde entra em vigor o horário de verão?

Na região Centro-Oeste: Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal

Na região Sul: Paraná; Santa Catarina e Rio Grande de Sul

Na Região Sudeste: Minhas Gerais; São Paulo e Espírito Santo

Vai viajar no primeiro dia de horário de verão?

aeroplane-air-air-travel-723240_Easy-Resize.comÉ preciso ficar atento! Segundo a Infraero, as saídas e as chegadas das aeronaves nos aeroportos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão seguir o novo horário.

Atenção:

Nos estados das regiões Norte e Nordeste não há horário de verão! Segundo informou a assessoria do Ministério de Minas e Energia para o site da Agência Brasil, “a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno”.

Para mais esclarecimentos:

Decreto sobre o horário de verão aqui.

Perguntas e respostas sobre o horário de verão (Ministério das Minas e Energia) aqui.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s