Agenda Semanal

Cuiabá recebe a 36º ENAFIT

Acontece até o dia 23 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal, o 36º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. O tema desta edição é “Auditor-Fiscal do Trabalho: Autoridade Trabalhista a Serviço da Sociedade”.  A sessão solenidade de abertura aconteceu no domingo (18) a noite.

O maior evento de Auditoria Fiscal de Trabalho do país também recebe a 10º Jornada Ibero-americana de Inspeção do Trabalho, organizada pela Confederação Ibero-americana de Inspetores do Trabalho (CIIT), em parceira com o SINAIT e a Delegacia Sindical de Mato Grosso (DS/MT).  Entre as discussões propostas estão o eSocial; a reforma trabalhista (que completou 1 ano de vigência); trabalho escravo e infantil e a segurança e saúde no trabalho.

A programação da 36º Enafit está interessante, diversificada e cultural. Além da programação técnica, acontece no dia 20 de novembro, a 1º Corrida Contra a Escravidão.

 

Programação Resumida

Nesta segunda-feira (19), das 8h30 às 9h30, acontece o Painel Auditor-Fiscal do Trabalho “Autoridade Trabalhista a Serviço da Sociedade”, com a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Carlos Fernando da Silva Filho (AFT/PE); Rosa Maria Campos Jorge (AFT/GO); Marcus Vinícius Medina (AFT/SP); e do Dr. Mauro Menezes. Das 9h30 às 10h30, acontece o Encontro com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com Cláudio Secchin (AFT/RJ) e Secretário da SIT.

Às 10h30 é a vez do Encontro com a Diretoria Executiva do SINAIT (apresentação do balanço das atividades sindicais e políticas da entidade), com a presença de Carlos Fernando da Silva Filho (Presidente do Sinait); Rosa Maria Campos Jorge (Vice-Presidente do Sinait) e Valdiney Antônio de Arruda (Presidente do 36º Enafit).

Às 16h30, acontece o Painel Mãe Bonifácia – Avanços e obstáculos na erradicação do trabalho escravo; Trabalho escravo nas telas e na literatura. Logo em seguida, a abertura da exposição fotográfica “Sobre o peso das correntes nos teus ombros”, com a participação de Amarildo Borges de Oliveira (AFT/MT) e Superintendente da SRTE; Ângelo Fabiano Farias da Costa (Presidente da ANPT); Guilherme Guimarães Feliciano (Presidente da ANAMATRA); Maurício Krepsky Fagundes (AFT/DF); Valdiney Antônio de Arruda (AFT/MT) e do jornalista e escritor Kléster Cavalcanti.

Às 19h10 começa a apresentação do grupo folclórico mais importante de Mato Grosso: Flor Ribeirinha.

 

Leandro Karnal novamente em Cuiabá

enafit_LeandroKarnal

Na tarde de segunda-feira, às 14h30, acontece a Conferência de Abertura com Leandro Karnal que vai abordar o tema: “No Brasil de hoje: a importância do trabalho para o indivíduo e para a sociedade”. Karnal, que esteve recentemente ministrando uma palestra em Cuiabá, é historiador (especializado em História da América), escritor e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

3º dia de evento

Enafit_1corrida

Na terça-feira, às 7h, vai ser realizada a 1ª Corrida Nacional contra a Escravidão. Concentração às 6h45, no Parque Mãe Bonifácia.

 

 

No período da tarde, às 14h30, acontece a 10ª Jornada Ibero-americana de Inspeção do Trabalho, com o Tema: Novos rumos no mundo do trabalho. Com a participação de da economista Agustina Sanguinetti (Uruguai); do Inspetor do Trabalho, Carlos Rimachi Farfan (Peru); e do doutor em Direito, Federico Rosenbaum Carli (Uruguai).

Às 16h30, acontece a apresentação do Painel A Reforma Trabalhista um ano depois; Análise da reforma sob o foco da Auditoria-Fiscal do Trabalho. Com a participação de Alex Myller Duarte Lima (AFT/PI); Ana Luíza Caldas Horcades (AFT/RJ); Francimary Oliveira Michiles (AFT/AM); e Renato Bignami (AFT/SP).

 

4º dia de evento

Na quarta-feira, às 8h30, acontece o Curso Interno 1 (Media Training) com o Jornalista Almir Rizzato.

Às 14h30, acontece o Painel Saúde e segurança no trabalho rural; Impactos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador e estratégias de enfrentamento; Acidente de trabalho. Com a participação de Francisco Luis Lima (AFT/PI); Silvio José Sidney Teixeira (AFT/MT); e Wanderley Pignati (Pesquisador e professor da UFMT)

Às 17h,  apresentação do espetáculo “Mato Grosso em Cena”.

 

5º dia de evento

Na quinta-feira, às 8h30, acontece o Curso para o Público Externo (Estratégias de negociação coletiva e a reforma trabalhista), com Cláudia Márcia de Sousa Ribeiro (AFT/PE); e Paula Maria do Nascimento Mazullo (AFT/PI).

Às 8h30, acontece o Curso Interno 2 (Fiscalizando com o eSocial), com João Paulo Ferreira Machado (AFT/PR); José Maia (AFT/PE); e Luiz Antônio Medeiros de Araújo (AFT/RN). Às 14h30, acontece a Tribuna Livre.

Às 15h30, apresentação do Painel Trabalho Infantil e Aprendizagem; Protagonismo Juvenil/MT, com Lívia Batista Valle da Rocha (AFT/RJ); e Valdiney Antônio de Arruda (AFT/MT).

 

6º dia de evento

Na sexta-feira (último dia de evento), às 8h30, acontece a Sessão Plenária – Apresentação, discussão e votação de Moções e Proposições. Às 9h30, apresentação da Carta de Cuiabá (leitura, discussão e votação). Logo após, às 10h30, acontece a  Escolha do local do 37º ENAFIT.

A Sessão Solene de Encerramento  acontece às 11h.

 

Confira a programação completa aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s