Edital “Mais Médicos” – Atualizado

ATENÇÃO: inscrições prorrogadas – até 7 de dezembro.

 

Segundo o Ministério da Saúde, 96,6% das vagas do programa Mais Médicos foram preenchidas. Os médicos alocados já podem trabalhar nos municípios. Os que ainda não foram tem até 14 de dezembro para se apresentarem. Os médicos que não comparecerem nos municípios até esta data limite, perderão as vagas. As que não foram preenchidas, será aberto um novo edital para médicos brasileiros formados no exterior. Caso ainda continue com vagas ociosas, seguirá um novo edital para médicos estrangeiros. Devido ao problema de ataque cibernético ocorrido na abertura do edital que causou muitos transtornos, o Ministério da Saúde prorrogou as inscrições até o dia 7 de dezembro.

O edital

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) realiza um chamamento público de médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado no país para adesão ao Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde – Projeto Mais Médicos para o Brasil. O objetivo é suprir as vagas no Sistema de Saúde Único (SUS) que ficaram ociosas por conta da saída do governo cubano do convênio (via Opas). São oferecidas 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas. O salário bruto é de R$ 11.865,60.

CRONOGRAMA

MaisMedicos_MinisteriodaSaude.Cronogramajpg

Valeu médicos cubanos!

Os médicos cubanos já se desligaram do “Mais Médicos”, e devem embarcar para Cuba entre os dias 22 a 24 de novembro. Eles chegaram ao Brasil em 2013, e foram atuar em localidades onde médicos brasileiros se recusaram a ir. É inegável a contribuição que os médicos cubanos realizaram em nosso país, deixando em Cuba os seus entes queridos, e enfrentando dificuldades em um país de língua diferente, imenso e diversificado como o Brasil. A todos os médicos cubanos que atuaram no Brasil, a nossa gratidão!

É de se esperar que os médicos brasileiros aptos para substituir os médicos cubanos, façam jus ao bom salário que vão receber, a confiança que a população mais carente (e longínqua) do país vai depositar neles, e que se mantenham firme e forte na missão de salvar vidas.

Em tempo:

Infelizmente a maldade e a covardia andam soltas neste país! O Ministério da Saúde (MS) comunicou que houve ataques cibernéticos desde o momento da abertura do sistema para inscrições dos médicos. Mesmo sob ataques, o sistema conseguiu contabilizar 3.336 inscrições nas primeiras três horas da abertura do sistema. O Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS) realiza uma série de ações para isolar a aplicação dos ataques, manter a estabilidade e perfomance do site do MS. A orientação é para que os interessados que não conseguem acessar o site (ou o sistema de inscrição) devem insistir na tentativa de acesso. Para produzir esta matéria, o Blog da Bárbara Fontes também teve dificuldades em acessar o site e ao sistema, e foram várias tentativas até conseguir.  Segundo o Ministério da Saúde, a expetativa é que o sistema se normalize.

Saiba mais:

Edital aqui.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s