Livro explica a leucemia para crianças

Hospital de Câncer de Mato Grosso lançou este mês livro infantil “A fábrica de confetes coloridos, escrita pela enfermeira Evelyn Ottonelli.

Se para um adulto a notícia do diagnóstico de leucemia é um baque e tanto, imagine como o é para uma criança! Explicar uma doença tão complexa não é fácil e se torna um grande desafio porque também envolve um longo tratamento, limitações impostas às crianças, que geralmente precisam se internar, deixar a comodidade de casa, sair da escola e dar um tempo nas brincadeiras com os amigos e familiares.

 

Livro_divulgação
Divulgação/Assessoria

 

Toda forma de amenizar os efeitos do tratamento de câncer nas crianças é bem vinda! Diante dessa realidade cotidiana, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) lançou no dia 13 de dezembro, o livro “A fábrica de confetes coloridos”, de autoria de Evelyn Ottonelli, Enfermeira Facilitadora do Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde (Nieps) – uma ala do hospital. O objetivo é explicar por meio de uma linguagem simples e lúdica, o que é a leucemia e os seus sintomas.

 

 

O livro também é uma forma de humanização no tratamento, processo importante dentro do hospital filantrópico, fundado há 20 anos, e conta com cerca de 458 funcionários diretos, um corpo clínico de 133 médicos e mais de 350 voluntários. Em 2018, já foram atendidos 88 mil pacientes. O Hospital de Câncer também tem trabalhos preventivos por meio da Campanha de Prevenção, onde são realizados atendimentos  em 87 municípios do interior de Mato Grosso.

 

Ambulatório-Pediatria_NCanMT
Ambulatório da Pediatria/Divulgação

 

Segundo a Assessoria de Imprensa do HCanMT, o livro recebeu apoio do Fundo Social Ouro Verde do Sicredi, e produzido pelo Nieps, Para a elaboração do livro, houve a participação de trabalho voluntário: a publicitária Célia Alves foi a responsável pela revisão do texto; e o publicitário Marcus Paulo Valentim cuidou da ilustração.

Lançamento

O livro “A fábrica de confetes coloridos” foi lançado na Pedriatria do Hospital de Câncer de Mato Grosso, e contou com a presença de Laudemi Nogueira, presidente da instituição; do Médico Coordenador da Pedriatria do HCanMT, George Sampaio; e da gerente da agência Sicredi Morada da Serra, Larissa Crispim.  Evelyn Ottonelli leu o livro para os presentes e, logo em seguida, o Coral do HCanMT fez uma apresentação.

equipe_HCanMT_lançamentolivroinfantil_Easy-Resize.com
Divulgação/Assessoria

 

pediatria hcan_lançamentolivroinfantil_Easy-Resize.com
Pediatria do HCanMT

 

 

Evelyn Ottonelli_EnfermeraHCanMT_autora livroinfantil_Easy-Resize.com
A escritora Evelyn Ottonelli lê o livro para os presentes

 

O livro “A fábrica de confetes coloridos” é distribuído gratuitamente às crianças em tratamento da leucemia e às suas famílias. Essa realidade é possível porque houve parcerias em prol de uma causa que leva alegria, informação e entretenimento à milhares de famílias que passam todos os dias buscando minimizar as dores, desconfortos e levando muito amor às crianças com leucemia.

 

Assim que terminar de ler essa matéria, que tal conhecer um pouco mais sobre o Hospital de Câncer de Mato Grosso? Saiba como a sua ajuda pode salvar muitas vidas! Acesse o site aqui.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s