IHGMT está com novo site

Fundado em 01 de janeiro de 1919 – ano do bicentenário de Cuiabá – numa solenidade no Palácio da Instrução, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) guarda relíquias da memória do Estado.

A instituição que completa 100 anos é presidida pela historiadora e professora, Elizabeth Madureira Siqueira, e possui um acervo de valor incalculável que está disponível para pesquisas na sede ou em qualquer lugar do mundo. Documentos, registros, atas, livros, fotos vídeos podem ser acessados pelo novo site do IHGMT, lançado na manhã do dia 19 de novembro, na Casa Barão de Melgaço, no Centro Histórico de Cuiabá.

O site possui um layout bonito e de fácil acesso. É uma ferramenta preciosa para historiadores, pesquisadores, alunos e interessados na história de Mato Grosso – que desde a sua descoberta pelos bandeirantes foi toda documentada. Muitas famílias de intelectuais falecidos têm doado acervos para o IHGMT.

 

IHGMT_site2

IHGMT recebe novos sócios

O Instituto conta agora com mais seis Sócios Efetivos, selecionados por Edital em dois certames: avaliação curricular e entrevista. A solenidade de posse ocorreu no dia 16 de dezembro, na Casa Barão de Melgaço.

novos_socios_01_IHGMT
O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso recebe os novos sócios efetivos. Reprodução/site IHGMT

Os selecionados são referências importantes nas áreas em que atuam. Também possuem uma rica produção literária, e muitos contribuem no jornalismo por meio de artigos. Confira abaixo os novos Sócios Efetivos:

 

Área da Geografia:

Flávio Gatti – doutor em Geografia Humana, professor universitário e escritor.

 

Área da História:

Neila Maria de Souza Barreto – Mestre em História, jornalista e escritora.

Renilson Rosa Ribeiro – Doutor em História, escritor.

Francisco Ildefondo da Silva Campos – Mestre em Agricultura Tropical e escritor.

 

Área da Cultural e Literária:

Eduardo Mahon – advogado e escritor.

 

Área do Turismo e Meio Ambiente:

Oriana Paes de Barros – Procuradora Federal aposentada e escreve artigos para a imprensa de Cuiabá.

 

Saiba mais:

Conheça o site IHGMT aqui.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s