É hoje!

Cuiabá inicia as festividades de seus 300 anos, com o maior Réveillon da sua história.

A fama de festeiro do povo cuiabano é notória e histórica. Não vai ser diferente na virada do ano, o segundo consecutivo na Orla do Porto. O evento vai reunir os de “tchapa” (nascidos em Cuiabá), os “pau-rodados” (que vieram morar na cidade) e os turistas para a chegada de 2019, e o início das comemorações dos 300 anos da cidade que nasceu da descoberta do ouro. É bacana que o Réveillon esteja acontecendo na região do Porto, que por séculos foi a principal porta de entrada do “novo” na cidade. É respeitoso “festar” ao lado do velho e amado rio Cuiabá. Importante ressaltar que é um evento muito bem organizado, seguro, com shows de qualidade, gratuitos e sem o uso de dinheiro público! A prefeitura tem uma parceria sólida e de sucesso com a iniciativa privada. Bonito de se ver! O último dia do ano está nublado, com uma chuvinha fina e clima agradável. Não importa se a chuva vai aumentar ou parar, a noite de hoje promete ser inesquecível na Orla do Porto!

Eu moro bem perto da Orla, mas não moro em Cuiabá. Nesta virada de ano, eu vou com a família e amigos para a ponte Júlio Müller, com um pé em Várzea Grande e outro na capital do estado de Mato Grosso. Vai ser divertido! Esperei 365 dias para fazer isso (hahaha)! Depois, vou curtir do show do Sambô, um dos meus favoritos.

Presepio_MatrizCuiabá

crédito: Bárbara Fontes

Por morar perto, eu pude ver (e ouvir!) muitas coisas que aconteceram nesses dias de festa. Daqui de onde moro, ouvi os shows e a galera animada. No sábado à tarde, eu e Bibi “batemos pernas” em Cuiabá, atravessamos a ponte, o Porto até chegar à Prefeitura de Cuiabá, e durante todo o percurso, eu vi muito patrulhamento da PM (podia ser o ano inteiro assim!). Ao passar pela Catedral Metropolitana, decidimos entrar e acompanhar o terço que era rezado, e agradecer pelo ano de 2018 – que para mim foi triste pelas perdas de amigos queridos. Foi um ano difícil em outros aspectos, porém, fundamental para a minha evolução como ser humano. Também foi o ano em que eu realizei um sonho antigo: ter um Blog. E essa conquista eu divido com você, que lê esta matéria agora.

Quando pensei em escrever o texto, o objetivo era informar sobre a programação da virada de ano, porém, não se tornou uma ‘matéria jornalística’. Acho que não cabe aqui utilizar as regras e técnicas da Redação Jornalística porque virou um texto pessoal e amoroso (ou meloso, como queira). Também todos os sites e veículos de comunicação falam sobre o dia de hoje. Então, eu decidi “falar” do meu jeito.

Programação

OrlaPorto_fimdeano_creditoDaviValle

Crédito: Davi Valle/Pref. Cuiabá

Desde o sábado, 29/12, mais de quatro mil pessoas têm ido, diariamente, se divertir na Orla do Porto que está com uma programação digna das grandes capitais do país. Na primeira noite aconteceram apresentações e shows regionais e o encerramento ficou com a banda Paralamas do Sucesso. Horas antes da abertura dos portões, eu ouvi daqui de casa a passagem de som, e fiquei muito emocionada quando tocou a música “América do Sul” (eternizada na voz de Ney Matogrosso) interpretada pela Banda Terra, gente nossa. A minha emoção se deve à lembrança de um tempo longínquo, quando estudava no Colégio Objetivo, e organizamos um Festival de Música que teve na etapa Final, o Show da Banda Terra, na abertura, e no encerramento os Paralamas do Sucesso (como foi na Orla, quase 30 anos depois!). Quem ganhou este festival foi o Pineto, um grande músico até hoje. No Domingo, 30, também teve apresentações regionais e o show de Michel Teló.

Hoje, na virada do ano, acontece os shows da dupla sertaneja Gino e Geno e do grupo Sambô. Antes dos shows nacionais tem muitas apresentações regionais (nós temos uma Cultura que merece ser valorizada pelos gestores públicos; apreciada e respeitada por todos). Depois da contagem regressiva, acontece a queima de fogos, com 50% a menos de barulho (por meio do decreto Nº 7.015). Também acontece um espetáculo cênico que conta a história da “cuiabania” (dos primórdios aos dias atuais). É uma boa forma de dar  boas vindas a mais um ano de esperanças e expectativas, e também de acolher oficialmente as festividades dos 300 anos da cidade! Na minha visão, Cuiabá é festeira porque sempre teve um povo com a disponibilidade “de ser feliz” e festar sempre que possível! A partir do dia 01/01/2019, o Blog vai contar muitas histórias que vão permitir entender o porquê da população cuiabana ser alegre, calorosa e hospitaleira. Aguarde!

 

Mensagem do Prefeito para o Blog

Emanuelprefeito_MsgBlog_FimdeAno

Emanuel Pinheiro – prefeito de Cuiabá/MT.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, gentilmente gravou uma mensagem para todos os leitores do Blog da Bárbara Fontes que vivem na Grande Cuiabá, após a inauguração das obras de duplicação da BR 163 (trecho Cuiabá/Jaciara). Isso foi possível graças à Assessora de Imprensa da Prefeitura, Luciana Souza, que atendeu em pronto o pedido do Blog!

 

Olá população da Grande Cuiabá, meus irmãos cuiabanos! Estou passando aqui para convidá-los para participar na Orla do Porto, do melhor Réveillon do estado de Mato Grosso. O Réveillon da nossa capital! O Réveillon que vai marcar a passagem do ano e a chegada dos 300 anos de Cuiabá. O Réveillon de Cuiabá é um dos mais bonitos do país porque a população cuiabana é alegre, feliz, solidária, gosta de se divertir e de trabalhar. Por isso ela deve ser homenageada sempre, e sem custar um centavo aos cofres públicos do município. Em parceria com a iniciativa privada, vamos oferecer à população cuiabana, gratuitamente, shows maravilhosos para celebrar o final de 2018, agradecer a Deus pela passagem do ano, e a chegada de um novo ano. Ano do tricentenário de Cuiabá. Convido a todos vocês para se divertir em paz e harmonia. Leve a família e os amigos para passar juntos na Orla do Porto. Feliz Ano Novo a todos os Cuiabá.”

 

O Blog da Bárbara Fontes deseja uma passagem de ano muito feliz e na paz, seja em casa ou em qualquer outro lugar. E por favor: SE BEBER, NÃO DIRIJA! Famílias de todo o país agradecem!

 

SERVIÇO

Virada do Ano na Orla do Porto de Cuiabá

Dia: 31/12

Programação:

Apresentação de Nico e Lau e Comadre Nhara

DJ Japão, Anselmo e Rafael e como convidada Liandra Polinski

Shown nacional: Gino e Geno

Show pirotécnico e espetáculo cênico, contando a história de Cuiabá)

Shown nacional do grupo Sambô

Shows regionais

Local: Orla do Porto de Cuiabá (há dois acessos de entrada: pela Avenida Beira Rio e, pela Rua 8 de Abril)

Abertura dos portões: 20h

Encerramento: 3h

Entrada Gratuita

 

2 comentários em “É hoje!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s