Doraemon está de volta!

Os fãs brasileiros já podem matar a saudade do gatinho mais fofo do mundo.

Desde o dia 01 de janeiro, o anime japonês Doraemon é exibido no programa Verão Animado, às 9h da manhã (horário de Brasília), na emissora de TV Bandeirantes (BAND). A série de anime teve várias versões desde 1979, e a exibida este ano no Brasil é a versão de 2005 (chamado de O Gato do Futuro). Doraemon faz parte da Cultura infantil japonesa, assim como a Turma da Mônica é no Brasil!

 

doraemon

O gatinho azul, que veio de outro mundo, é tão importante no Japão, que em 2013 foi escolhido para ser o Anime embaixador para a primeira candidatura para sediar as Olimpíadas de Tokyo 2020.

 

 

História

Doraemon é a primeira série de mangá criada para as crianças japonesas. Sua primeira revista publicada foi em 1969. Dez anos depois, as aventuras do gatinho ganhou uma série de anime para TV (primeiro para as crianças japonesas). Anos depois, a série ganha várias versões e é exibida com sucesso em muitos países.

O gatinho azul  veio do século 22 para ajudar um garoto, através da Dokodemodoa ( porta-para-qualquer-lugar), que o permite ir para qualquer lugar no tempo e no espaço e utiliza-se de variados apetrechos em sua bolsa para tirá-los das mais inusitadas situações.

 

 

Os criadores de Doraemon

dupla_criadoresdoraemon

Reprodução

Criado e escrito pela dupla de artistas japoneses de mangá, Hiroshi Fujimoto (falecido em 1996) e Motoo Abiko (em março, ele fará 85 anos). Em 1954, eles decidem assinar os seus trabalhos em conjunto com o nome Fujiko Fujio. A parceria nascida em 1951 foi desfeita em 1987. Depois da separação, Hiroshi adota o pseudômio de Fujiko F. Fujio; e Motoo adota o nome de Fujiko Fujio A.

 

 

*Anime no Brasil

Doraemon chega ao Brasil em outubro de 1992, na extinta TV Manchete (no programa infantil Clube da Criança, apresentado por Angélica).

Em 2014 a Sato Company, empresa responsável pela distribuição de Naruto e Clube Winx, retomou o projeto de adaptá-lo e trouxe o anime de 2005. Com isso o canal iniciou o desenvolvimento de sua exibição e dublagem ao longo do ano, sua dublagem foi feita no estúdio Zatras com elenco de Layra Campos (Nobita), Carol Valença (Doraemon) e Caio Guarnieri (Gian). A estreia ocorreu em 10 de dezembro de 2014 no Netflix. Apesar de ser uma dublagem da versão japonesa os nomes dos protagonistas foram trocados pela versão adaptada nos Estados Unidos, Nobita passou a ser chamado de Noby, Shizuka de Sue, Gian de Big G e Suneo de Sneech.

doreamon2

Aqui em casa também assistirmos!

 

*Curiosidades:

1) Em 2017 – Doraemon e outros personagens de mangá serão utilizados para educação das crianças sobre ética – eles serão integrados ao currículo do ensino fundamental a partir de 2018 para ensinar às crianças “como se comportar com os outros” e refletir sobre suas escolhas.

2) Em 2016 – Doraemon foi um dos convidados para a apresentação japonesa durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, quando cria uma tubulação para que o então premiê japonês Shinzo Abe, trajado como Super Mario Bros, pudesse chegar ao Rio de Janeiro a tempo;

4) Em 2008 – o personagem Doraemon foi eleito pelo Ministério das Relações Exteriores o primeiro personagem-embaixador do animê, e sua função será a de visitar outros países, com a função de divulgar a cultura japonesa. Seu propósito será o de ensinar as pessoas de outros países, as diferenças culturais do Japão e sua História.

5) Em 2002, o personagem de anime foi aclamado como um herói asiático em uma reportagem especial conduzido pela revista Time Ásia.

*Informações recebidas pela Sato Company

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s