Mato Grosso na ONU

Alunos participam do 45ª Yale Model United Nations.

Há 45 anos acontece na Universidade de Yale, situada na cidade de New Haven, no estado de Connecticut (EUA), um evento que reúne estudantes de 40 países para vivenciar uma experiência como diplomatas dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). É uma simulação exata de como funciona os bastidores e as reuniões no plenário da entidade mais importante do mundo, sediada em Nova York, e criada após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945).

 

Mato Grosso na ONU

O Estado é representado neste evento pelo Colégio Maxi, de Cuiabá. São 13 alunos (do ensino regular e do High School – sim, como são nos Estados Unidos!), mais a coordenadora, Daniele Hounsell Breier; e a diretora de Orientação Educacional, Jaqueline de Vecchi Seviero, que embarcam hoje, 14, no aeroporto internacional Marechal Rondon, para Nova York. No dia seguinte, viajam para Washingtom, DC, onde visitam o Capitólio, o Memorial Lincoln, o Vietnam Veterans Memorial e o United States Holocaust Memorial Museum. A partir do dia 17, os alunos iniciam os trabalhos no campus da Universidade de Yale.

onu-9
Divulgação/Assessoria

 

Sobre o evento, Daniele, coordenadora do High School, explica que,

estes alunos vão representar nossa escola nos Estados Unidos, em uma das maiores universidades do mundo e interagir sobre cultura, economia, atuação do país que irão representar na reunião da ONU. Também vão enfrentar o desafio de assumir posicionamento público, com cuidado de se adequar à linguagem, regras e situação em que os países estão atualmente. Além de tudo, estarão falando o tempo todo em inglês”. (Assessoria)

 

Segundo informações da organização do 45ª Yale Model United Nations (algo como Modelo de Nações Unidas), o evento que simula uma conferência na ONU acontece entre os dias 17 a 20 de janeiro, e reúne em torno de dois mil estudantes do Ensino Médio (High School). Assim como funciona na ONU, o evento também tem um Secretário-Geral, representado pelo jovem estadunidense Michael Borger.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s