Bárbara Pergunta

Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica.

O Blog da Bárbara Fontes conversou com Joaci Silva, Superintendente de Educação Profissional e Superior, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso (Secitec), a respeito das escolas técnicas. O Blog agradece à jornalista e assessora do Secitec, Soraya Medeiros pela ajuda em tornar esta entrevista possível.

 

BBF – Professor, nós temos institutos federais em várias cidades em Mato Grosso. Qual é o diferencial das escolas técnicas estaduais, também são institutos?

Joaci Silva – Não. As escolas técnicas não são institutos, são consideradas escolas técnicas estaduais que têm também uma atividade semelhante ao dos institutos federais. O que muda é que uma, como o nome diz, federal, e outra é estadual. O grande diferencial das escolas técnicas da Secitec com os institutos federais, é que a Secitec atua num número muito maior de municípios do que um instituto federal. É o que chamamos de ‘sede’ e ‘fora de sede’ para poder atingir o maior número de municípios do Estado de Mato Grosso.

 

BBF – Qual é a importância dessas escolas técnicas para o progresso de Mato Grosso?

Joaci Silva: A principal importância das escolas técnicas é qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho local, por isso, que a gente faz na maior parte do tempo, a qualificação no município, no local onde vive aquele aluno que vai ser  qualificado.

 

BBF – São quantos alunos em todo o Estado e quantas escolas existem?

Joaci Silva: Nós atendemos na média anual, em torno de 10 mil alunos em todas as unidades da Secitec. A Secretaria tem hoje, 10 escolas estaduais em 10 municípios. E temos mais oito novas unidades em construção.

 

BBF – Em quais municípios estão estas unidades?

Joaci Silva: Temos escolas no município de Cuiabá; Chapada dos Guimarães; Barra do Garças; Poxoréu; Rondonópolis; Tangará da Serra; Diamantino; Lucas do Rio Verde; Sinop; e Alta Floresta.

 

BBF – Em quais municípios há escolas em construção?

Joaci Silva: A sede da escola técnica de Cuiabá; e as unidades de Campo Verde; Primavera; Água Boa; Juara; Cáceres, Matupá; e Sorriso.

 

BBF – Quais são os cursos oferecidos pela Secitec?

Joaci Silva: Os cursos da Secitec visam a empregabilidade do aluno no município onde executa a qualificação. Nós sempre levamos em consideração, a vocação econômica do município. Então, temos diversos cursos nas mais diversas áreas justamente para atender esta necessidade local. Mas a gente pode destacar que em grande parte dos cursos, hoje em Mato Grosso, nós temos o curso Técnico de Enfermagem, temos em todas as unidades; o curso Técnico de Agropecuária; o curso Técnico de Agricultura, como também em outros cursos na área de Gestão. Nós ofertamos o curso de Mecatrônica, na cidade de Lucas do Rio Verde. Também temos muitos cursos na área industrial para atender produção e frigoríficos. Nós também temos cursos onde tem as plantas de mineração. Então, toda a necessidade local, a gente procura atender de alguma forma capacitando os alunos que vão entrar nesse mercado de trabalho.

escolatecnicaestadual_cursode enfermagem
Alunos do curso de Enfermagem conversando com a Comunidade sobre a importância do câncer de mama e de próstata. (Divulgação)

 

BBF – Tem algum curso que foi premiado ou que tenha participado de alguma Semana?

Joaci Silva: Temos alguns prêmios. Todos os anos, as escola técnicas estaduais participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e todas as escolas – de uma forma ou de outra, elas são premiadas. Elas participam e apresentam projetos. Eu posso citar a escola técnica de Poxoréu, que no ano passado conseguiu um prêmio nacional na área de agricultura, com sistemas de manejo e usos de equipamentos de proteção individual também para a agricultura.

Eu gostaria de destacar, o compromisso que estas escolas têm com a Comunidade local, a grande responsabilidade, e também a receptividade e o respeito que tem. Há muitos parceiros da Secitec que aguardam os nossos alunos formarem, e às vezes, contratam uma turma inteira porque eles sabem que a formação é muito qualificada.

 

BBF – Senhor Joaci, a Secitec faz algum trabalho de Responsabilidade Social com a participação dos alunos?

Joaci Silva: Sim. Todas as unidades escolares da Secitec têm um trabalho regional, com atividades na área da Saúde, da área da Educação, preservação ambiental. Em Alta Floresta, os alunos do curso de Edificações junto com os professores selecionaram uma família carente e estão reconstruindo a sua residência por meio de um projeto social. Para isso, angariaram recursos e apoios das empresas locais. Todo mundo botando mão na obra mesmo, e todos os alunos colocando em prática o que eles aprenderam na teoria. Todas as escolas técnicas dos municípios fazem muitos trabalhos sociais em parcerias com as prefeituras e com outros órgãos estaduais e municipais, e tem um resultado maravilhoso, e por isso, essas escolas têm o respeito da sociedade local.

escolatecnicaestadualaltafloresta_responsabilidadesocial
Alunos e professores ‘botando a mão na massa’, em Alta Floresta. (Divulgação)

 

Saiba mais:

Calendário Escolar 2019 aqui.

*Foto de capa: Escola Técnica Estadual de Poxoréu/MT. (divulgação)

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Um comentário em “Bárbara Pergunta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s