Força Brumadinho!

Brasil solidário: doações são entregues às famílias vítimas da tragédia de Brumadinho (MG).

 

O rompimento da barragem de rejeito de minério do Córrego do Feijão ceifou centenas de vidas e para sempre deixará uma profunda cicatriz no povo de Brumadinho. A nação brasileira chorou junto e se uniu para arrecadar doações, que esta semana chega em forma de kits de alimentos e de limpeza para as famílias atingidas. Também chegou à cidade, toneladas de água mineral, roupas e cobertores.

 

Toda ajuda foi bem vinda e a prefeitura agradece esse gesto de amor ao próximo e comunica por meio de uma nota, a paralisação temporária do recebimento de doação. Segue o comunicado na íntegra:

A abertura de novas arrecadações deverá ser anunciada após triagem dos materiais recebidos até o momento.

As doações recebidas e organizadas na Praça de Esportes de Brumadinho pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e voluntários, estão sendo distribuídas para as vítimas da tragédia da Vale. No total o município recebeu cerca de 27 mil quilos de alimentos e leite; 159 mil litros de água; 2 mil quilos de roupas; 11 mil quilos de material de limpeza e 870 quilos de alimentação animal. Resultando em 783 cestas básicas; 218 kits de limpeza, 542 kits de higiene.

Os kits estão sendo doados por meio da Assistência Social, sem trâmites burocráticos e diretamente às famílias necessitadas. Apesar de paralisar temporariamente o recebimento, o município afirma que este não é o momento para recusar donativos. Entretanto, a paralização no recebimento das doações é para contabilizar a demanda arrecadada, e assim, de forma transparente, prestar contas aos doadores, e também para mapear as regiões a serem atendidas. O setor emitirá boletins diários de atualização dos itens arrecadados. Por meio desse controle o município tem o objetivo de tornar eficaz a distribuição dos donativos, para assim abrir espaço para novas doações. A prefeitura informa ainda que através desse controle será possível administrar as demandas, fazendo com que as doações cheguem a quem realmente precisa.

Além do entorno de Brumadinho, as doações que vieram de várias partes do país e do exterior suprem uma demanda de três meses de emergência. A carga de doações arrecadada está passando por uma triagem, contando com a ajuda da equipe de Vigilância Sanitária, já que muitos alimentos se encontram estragados por ficarem expostos ao tempo durante o percurso de locomoção até Brumadinho, ou por já terem a validade vencida. Já no estoque de vestuário, além de peças sem nenhuma condição de uso, muitas precisam ser lavadas para serem entregues em condição de uso.

O Prefeito de Brumadinho agradece comovido a sensibilidade dos doadores com as vítimas da tragédia da Vale.

 

 

Solidariedade em Mato Grosso

(Matéria publicada em 30/01/19)

Uma importante parceria entre a Cruz Vermelha e o Shopping Goiabeiras – o primeiro centro de compras, serviços e entretenimento de Cuiabá – para receber doações das pessoas que também sofrem pelos moradores de Brumadinho, que desde a sexta-feira passada, 25, vivem um pesadelo sem fim: a barragem do Córrego do Feijão rompeu e destruiu tudo ao redor. São mais de 80 mortos e mais de 200 desaparecidos. Equipes de resgates trabalham incansavelmente. Para saber mais, no final desta matéria segue o link de uma matéria especial sobre a triste tragédia anunciada.

Sensibilizada com a situação, a diretora de Marketing do Goiabeiras, Fabiana Totti, abriu um ponto de coleta de doações.

Neste momento triste do nosso país, esta é a forma que podemos contribuir para amenizar o sofrimento das famílias que perderam tudo. Convidamos todos os cuiabanos que puderem contribuir a fazerem suas doações” (Fabiana Totti, via Assessoria)

whatsapp image 2019-01-30 at 5.59.48 pm
No primeiro dia de funcionamento do ponto de coleta para as vítimas de Brumadinho, Fabiana Totti concede entrevista para uma emissora de TV. Crédito: Assessoria

As pessoas podem doar roupas (adultos e crianças), alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoas e água mineral. As pessoas podem fazer as doações até o dia 01/02 (sábado), no Espaço Fun, no 2º piso.

Acompanhe diariamente a situação de Brumadinho aqui.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s