SISU 2019

Hoje, 10/02 é o último dia para se inscrever na lista de espera!

 

O sonho de entrar para uma universidade pública, infelizmente não é para todos. Dos mais de quatro milhões de candidatos que realizaram o Enem, nos dias 04 e 11 de novembro de 2018, menos de meio milhão conseguirão uma vaga. O Ministério da Educação (Mec), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece no primeiro semestre de 2019, 235.476 vagas, 1,7% a menos em relação a 2017. Segundo o calendário, a primeira chamada aconteceu no dia 30/01, e as matrículas ocorrem até o dia 07/02.  Quem ficou de fora pode se inscrever na lista de espera até o dia 10/02.

 

 

Diversidade de cursos

No país há uma cultura que dignifica cursos como Medicina, Direito e Engenharia Civil, e menospreza outros cursos. Isso reflete na péssima situação social, econômica e política da sociedade brasileira, que conta hoje com mais de 12 milhões de desempregados.

Outra questão mal disseminada no país é a Orientação Educacional para os alunos que cursam o Ensino Médio. Ao conhecer as suas aptidões terá sucesso na escolha do curso superior e estará mais preparado (a) para o Enem. A família é primordial nesse processo e a pressão em cima do (a) estudante é cruel porque nem todo mundo nasceu pra ser médico ou servidor público. O Brasil também precisa das Licenciaturas, dos Tecnólogos, de pesquisadores e pensadores em todas as áreas do conhecimento. A nação precisa tanto de advogados quanto de cineastas e artistas. Também precisa de cientistas, agrônomos, chefs de cozinha e jornalistas. Todas as profissões são importantes e devem ser valorizadas, porém, para isso são necessárias políticas públicas tanto na Educação quanto na Economia.

 

Lista de Espera

Segundo o Mec, a lista de espera é liberada após a chamada regular e enviada para as universidades participantes. As vagas não ocupadas na primeira chamada devem ser usadas prioritariamente para o preenchimento das vagas oferecidas pelo Sisu.

 

 

Cronograma

Acompanhe as datas do primeiro semestre do Sisu 2019:

 

sisu-2019_Calendario

Saiba mais:

Edital do Enem 2018 (diário oficial) aqui.

Site do Sisu aqui.

Página do Participante do Enem/Inep aqui.

 

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Um comentário em “SISU 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s