Chamado à aventura!

A inovadora Chapéu de Mago realiza o seu 54º Encontro de jogos de mesa neste sábado (23), a partir das 15h, no Várzea Grande Shopping.

Os jogos  de mesa têm o poder de agregar pessoas e é uma ótima pedida para reunir toda a família num fim de semana. Para saber mais sobre o saudável universo dos board games, RPGs e card games, o Blog da Bárbara Fontes conversou com o fundador da Chapéu de Mago, Álvaro Duran.

 

Blog da Bárbara Fontes – Álvaro conte para o Blog como surgiu a Chapéu de Mago.

Álvaro Duran – Eu tive a ideia da Chapéu de Mago antes de voltar pra Cuiabá [capital de Mato Grosso]. Eu tinha acabado de começar a comprar meus jogos de tabuleiro, mas eu me deparei com a barreira de que, os jogos estavam todos parados no guarda roupa sem nem terem sido jogados nenhuma vez. Fiquei encucado com isso, e vi que esse era um problema normal nesse “mundo” dos jogos, e que todos que jogavam passavam por isso praticamente. Aí, a fim de mudar a situação, e colocar a ideia de criar um grupo e um local que as pessoas pudessem se reunir pra jogar, se divertir e etc…. eu e mais um colega nos juntamos e criamos a Chapéu! Começamos pequeno, mas estouramos rápido e fomos crescendo bastante. De inicio era apenas eu e ele, e apenas eu tinha os jogos e comprava os jogos. Mas depois tivemos a entrada do Sérgio e outros membros tanto pra auxiliar no fornecimento dos jogos, quanto para ensinar! Hoje temos uma equipe de 13 a 16 pessoas.
A chapéu está ativa há 3 anos. Começamos no Master Nerd em 2016.

 

ChapeudeMago_AlvaroDuran
Álvaro Duran, de camiseta azul e de pé, orienta a galera que joga RPG. Acervo Pessoal.

BBF – Neste sábado, 23 de fevereiro, acontece o 54º Encontro da Chapéu de Mago. Você e a sua equipe tem algum levantamento de quantos pessoas já passaram por estes eventos?

AD – Olha, uma relação total de público, eu não sei bem dizer, porque já foi tanta gente!!! Mas faz uns 10 encontros que estamos bombando com muuuitas pessoas! Começamos com poucas pessoas, menos de 7 pessoas por encontro! Ai foi crescendo, e em pouco tempo batemos a marca de 15, 20, 30, até 42 pessoas que foi uma grande marca. Mas a maior surpresa foi quando saímos desses números e atingimos a marca de 60 a 70 pessoas. E desde então seguimos crescendo a cada encontro. Hoje em dia, nos últimos 10 encontros, estamos batendo a media de 100 pessoas. No ultimo encontro no shopping [em Várzea Grande, cidade-irmã de Cuiabá], batemos 112 pessoas simultaneamente!

BBF – Os jogos de mesa ainda são novidades em Cuiabá e Várzea Grande, você poderia explicar o que significam board games, RPG e card games?

AD – Board-game significa jogos de tabuleiro. RPG: Role Playing Game, traduzindo literalmente seria Jogo de Interpretação! E Card Games são os Jogos de Cartas.

BBF – Para quem pretende iniciar no universo dos jogos de mesa, quais você indica?

AD – Os jogos mais recomendados para conhecerem, que a Chapéu de Mago já viu o sucesso: Splendor, Dixit, Dungeon Fighter, Azul, Sagrada, Survive : Fuga de Atlântida, Coup, Saboteur, Tokaido, nossa, tem muitos, mas fica ai alguns exemplos.

 

ChapeudeMago_jogos
Divulgação/Chapéu de Mago

BBF – É possível jogar online? Qual você indica?

AD – Quanto a jogar online é possível sim! Na plataforma de jogos conhecida como Steam, existe o “Tabletop Simulator”, assim como existe muitos jogos com suas versões digitais no celular, tanto para Apple quanto para Android. Um site bom que tem vários jogos de tabuleiro online pra se jogar é o Boardgame Arena [link no final da matéria]. A dica eu posso dar é, mesmo podendo jogar online, tente buscar grupos assim onde estiverem, porque a experiencia que jogar e presenciar isso ao vivo proporciona é… Inigualável.

BBF – O que representa para a Chapéu de Mago, que já realizou tantos Encontros, a difusão e o incentivo da prática dos jogos de tabuleiro em Mato Grosso?

AD – Quanto a essa representatividade… bem, isso é na verdade nossa maior motivação! Desde o inicio, ao vermos o resultado dos primeiros encontros, a diversão que criávamos, as amizades que desenvolvíamos e ajudávamos a desenvolver, e muito mais, que nos dava e até hoje, da força pra continuar com isso! A satisfação de ter tantas pessoas se divertindo, competindo de forma saudável entre si, aperfeiçoando laços já criados, rindo… enfim.. tudo isso traz uma paz e uma alegria enorme pra todos nós, da um gosto a mais quando fazemos o que fazemos, E pra continuar fazendo esses encontros de forma Gratuita! E para nós, sabermos que esse hobby que tanto amamos, está se difundindo e expandindo, é uma conquista e um prazer maior ainda. Como eu havia citado numa entrevista recentemente, tem uma história que gosto de contar: Foi quando fomos para o Sesc Pantanal, lá em Poconé [região do Pantanal Mato-grossense] fazer um evento. Após horas de Encontro, acabamos conversando com muita gente também, mas foi numa hora que uma funcionária do Sesc veio e nos abordou da seguinte maneira: “O que vocês fizeram com o meu filho?”, ela falou surpresa. Eu e os outros perto ficamos preocupados e tentamos entender o porquê, e foi aí que ela nos contou que o seu filho simplesmente tinha virado outro ali conosco! Ele estava jogando, brincando, se divertindo, interagindo com todo mundo, querendo conhecer e jogar mais coisas o tempo todo! E ele não era assim, segundo ela! Ele era uma criança reservada, que não interagia com nada e ninguém, nem na escola, não tinha quase nenhum amigo, e que em casa vivia na sala ou no quarto jogando vídeo-game ou no computador o tempo todo. Ela quase chorou falando aquilo, de tão feliz que estava ao ver o filho daquele jeito. E quase choramos também! É uma das melhores historias que temos conosco, uma das melhores experiencias.

Dica do Blog

 

O Blog da Bárbara Fontes já esteve em alguns desses Encontros da Chapéu de Mago e foi uma experiência maravilhosa onde foi possível conhecer um monte de gente bacana e participar de jogos incríveis como o Santorini (para iniciantes), o engraçado Wish I Dream, entre outros. Esses Encontros proporcionam a interação e harmonia entre pessoas de todas as idades e a prática salutar de jogos que desenvolvem o intelecto e a capacidade de concentração. E sem falar que nesses tempos de mundo virtual, conviver com pessoas ‘ao vivo e a cores’ continua sendo uma das melhores coisas da vida!

 

 

Saiba mais:

Boardgame Arena aqui.

ChapeudeMago_banner

*Foto de capa: 52º Encontro da Chapéu de Mago no Várzea Grande Shopping.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s