Mardi Gras

Conheça uma das tradições mais gostosas do mundo.

 

Enquanto muitos brasileiros se esbaldam nos blocos, bailes e trios elétricos na terça de carnaval, muitos povos europeus, como os irlandeses, se esbaldam de tanto comer panquecas. Isso mesmo o que você acabou ler! As famílias se reúnem para preparar e comer diversos tipos de panquecas.

 

Segundo a tradição, a palavra francesa Mardi Gras significa ‘terça-feira gorda’. Acontece um dia antes da quarta-feira de cinzas, onde as pessoas podem se dar o luxo de comer todas as gostosuras possíveis. Também é o dia de comer carne. No dia seguinte começa a Quaresma e para os que seguem à risca os dogmas do Cristianismo, serão 40 dias de penitência, jejum, oração e sem comer carne. O próximo banquete onde se poderá comer de tudo o que tem direito será na Páscoa.

 

O jornalista e ator Willian Fidelis,  vive há alguns anos na Irlanda e contou para o Blog da Bárbara Fontes como passou o Mardi Gras. Willian ja esteve aqui no Blog para contar as suas aventuras irlandesas (acesse o link no final desta matéria):

Eu estava no trabalho e o rapaz que trabalha comigo fez panquecas para celebrar o Mardi Gras. Ele fez com um sabor que eu não tinha comido, o de refrigerante. Eu comi uns três pedaços com mel. Ficou bem legal.

 

IMG-20190306-WA0002
As panquecas do Mardi Gras. Foto: Willian Fidelis

 Aqui na Irlanda, todas as famílias se reúnem no final da tarde e a noite, onde fazem panquecas e comem bastante. Teve um ano em que eu fui passar o Mardi Gras na casa de uma amiga. Ela fez panquecas e a gente comeu bastante, com mel e com limão. A mais tradicional que eles comem aqui é a com limão com açúcar por cima. Também tem pessoas que colocam o Maple Syrup (um xarope que parece mel, vem da árvore Maple. Esse xarope é bem famoso no Canadá.).

 

Sobre essa tradição, Willian explica:

Eles comem muito porque depois vem o período em que não podem comer chocolate. Alguns não comem carne e outros não comem doces até a Páscoa. Como eu não sou católico, eu só como a panqueca porque eu gosto. A tradição aqui é bem forte. Uma semana antes, os mercados já põem uma seção própria com os ingredientes para fazer panquecas. Nesta seção tem ovos, leite e vários tipos de trigo. Tem o trigo específico para a panqueca, que já está com um pouquinho de açúcar, basta colocar água. Também tem um produto que vem numa garrafinha com o líquido pronto e é só fritar na frigideira. E tem a panqueca pronta.

 

Para finalizar, Willian comenta a  respeito da opoportunidade de vivenciar costumes de outros povos:

É muito interessante ver as tradições diferentes de outros países. O Mardi Gras é o dia em que os irlandes ficam enlouquecidos para comer panquecas. É uma coisa gostosa e tradicional para eles.

 

A Quaresma se inicia nesta quarta, 06 de março, e tem duração de 40 dias. A sexta-feira santa será no dia 19 de abril. Dia 21 é a Páscoa e o fim da Quaresma.

 

*confira o bate-papo com Willian Fidelis aqui.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s