Lançamento de livro

Nilton Pinto estreia como escritor com a obra ‘Salvando Dino’

 

Acontece na noite de hoje, 02 de abril, às 19h, no Salão dos Tachos, no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o lançamento do livro ‘Salvando Dino’, de Nilton Pinto.

 

O livro é a realização de um antigo sonho do escritor que estreia a sua primeira obra com a chancela da EdUFMT, após realizar uma ação entre amigos para arrecadar recursos para a sua publicação. Em tempos de crise no mercado editorial, não basta apenas talento para escrever um livro, precisa também correr atrás de dinheiro, parcerias e ter muito apoio dos familiares, amigos e de todos que amam livros.

 

capas.jpg

 

Segundo a Assessoria, ‘Salvando Dino’ traz questões de relevância para o mundo infantil, como a responsabilidade com o presente e o futuro, estimula o amor de todos pela natureza, destaca a importância do Rio Cuiabá na vida da cidade, identifica a luta existente entre o bem e o mal, faz renascer novas esperanças,  e mostra a beleza do encontro de todos com o Pantanal Mato-Grossense com um “bom dia para a fauna”.

 

Segundo o autor ‘Salvando Dino’ desencadeia uma narrativa preocupada com a fauna e a poluição das nascentes do Rio Cuiabá e do Pantanal Mato-Grossense. A ação é conduzida por diversos personagens da fauna pantaneira. A narrativa começa no Pantanal, se desenvolve no rio Cuiabá e retorna ao Pantanal, encerrando a trama com recados da educação ambiental para crianças e principalmente adultos.

 

Nilton Pinto destaca que a questão levantada pela história é

a preocupação das pessoas com a poluição do meio ambiente e a antecipação de atitudes das crianças e adultos com a finalidade de salvaguardar a natureza.

 

Ilustrações

 

capa

O livro ‘Salvando Dino’ conta com ilustrações do querido artista plástico Benedito Nunes. Escolha acertada! O livro que chega em plena festividade dos 300 anos de Cuiabá, capital de Mato Grosso, ganha, esteticamente, traços caracteristicos da região e insere o leitor ao mundo mágico da narrativa.

 

Apoio da UFMT

O livro ‘Salvando Dino’ foi aprovado pela editora da UFMT, e contou com o apoio incondicional do imortal da Academia Nato-grossense de Letras, o escritor e professor  Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, que não mediu esforços para que o livro fosse lançado na semana das comemorações do aniversário da cidade de Cuiabá.

 

Segundo Fernando Tadeu,

o livro vem num momento importante da nossa história ambiental, traz inquietações que não podem ser adiadas, reforça o amor que devemos cultivar pelo rio Cuiabá, maior fonte de vida da cidade, prepara os administradores do amanhã, além dos muitos recados para os adultos do presente”.

Memória afetiva

Há alguns anos atrás, eu tive a honra de ler o manuscrito do livro ‘Salvando o Dino’. Acompanhei pelas redes sociais a luta de Nilton e da sua esposa, a querida artista plástica, Rosylente Pinto, para conseguir recursos, por meio de venda de rifa para publicar o livro. É realmente uma importante vitória e incentivo para a Literatura mato-grossense.

 

Sobre o Autor

Nilton Pinto.jpg

Nilton Pinto é graduado em Letras e Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Viabilidade Econômica e em Projetos Ambientais e Indústrias, Gestão Pública, Auditoria e Controladoria em Serviços Públicos todos pela UFMT. Servidor público da UFMT. Foi Professor do Ensino Básico no Município de Cuiabá, em 2005, tendo sempre manifestado interesse pela Literatura Infantil, pelo meio ambiente e pela educação ambiental. A preocupação com a poluição do Rio Cuiabá e do Pantanal de Mato-Grossense o obrigou a escrever o livro ‘Salvando Dino.

 

Sobre o Ilustrador

 

Benedito Nunes

Benedito Nunes é pintor e deseenhista. Começou a pintar em 1978, frequentando o Ateliê da Fundação Cultural de Cuiabá – MT. Foi orientador do mesmo ateliê entre 1984 e 1987. Expôs individualmente na Casa da Cultura (1983); no Happening Escritório de Arte (1990); Pádua Galeria, onde apresentou uma breve retrospectiva de sua carreira (1995), na Galeria Dalva de Barros (1998), em mostra intitulada “Paisagem do Centro Oeste” com a exposição “Orifício” (2014). Galeria Sesc Arsenal, todas em Cuiabá – MT.

 

Serviço

Lançamento do livro Salvando Dino

Data: 02 de abril de 2019

Horário: 19h

Local: Salão dos Tachos no Teatro Universitário UFMT

Endereço: Campos da UFMT – Cuiabá – MT

Entrada Gratuita

*Esta matéria foi elaborada com informações da Assessoria.

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s