300 anos de Cuiabá

Série ‘Saudades de Cuiabá’: cuiabanos contam sobre suas vidas em outros lugares

Viviane Spinelli

Eu sempre admirei a arquiteta e produtora de cinema Viviane Bressane Spinelli. A sua trajetória de vida me inspira.

 

Vivi_familiainfância

Álbum de família: da esquerda para direita: Rodrigo, Bia, Viviane, Tom e Marina. Acervo Familiar/Facebook.

 

 

 

Nascida em Cuiabá em março de 1969, a sua família é pioneira na capital de Mato Grosso. Seus pais, Tom e Bia Spinelli pessoas conhecidas, assim como os seus irmãos Rodrigo e Marina.

Viviane poderia muito bem viver em Cuiabá onde teria todas as condições para seguir em qualquer carreira e uma vida financeira estável, porém, ela sempre quis mais e desbravar o mundo fazia parte dos planos.

 

 

Vivi_irmãos

Rodrigo, Marina e Viviane. Acervo Familiar/Facebook

 

 

Sempre que é possível, Viviane vem para a Cuiabá, como aconteceu em março deste ano onde comemorou com a família e amigos de infância e adolescência, o seu aniversário de 50 anos.

 

Vivi_Tanira1

Tanira e Viviane na comemoração de aniversário de 50 anos, em Chapada dos Guimarães/MT.

 

Atualmente mora em Miami (Flórida/EUA), com a médica brasileira, Tanira Belloc, também radicada nos país. Este ano, Viviane completa 26 anos em que vive nos Estados Unidos.

 

Ordem de Rio Branco

Em agosto de 2018, ela recebeu a Comenda da Ordem de Rio Branco das mãos do embaixador Adanio S. Ganen, pela a sua contribuição à Cultura brasileira em Miami.  O evento, realizado pelo governo brasileiro e o IItamaraty/ Ministério das Relações Exteriores, aconteceu no Consulado Geral do Brasil, em Miami. A medalha é a maior condecoração oferecida fora do país. Segundo o Itamaraty, há uma frase em latim gravada: “Ubique Patriae memor”, que significa “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Numa entrevista concedida para a revista Brazil/USA – South Florida, Viviane Spinelli disse:

Trabalhamos incansavelmente pela divulgação e comercialização de nossa cultura no Brasil, mas principalmente no exterior, com a realização do Circuito Inffinito de Festivais, que produz festivais de cinema exclusivamente brasileiro em várias cidades do mundo.”

 

Vivi_folder1

Viviane ministrou uma palestra sobre o Brazilian Film Festival, num evento internacional de negócios, nos Estados Unidos. Acervo Pessoal.

 

Viviane é formada em Arquitetura, na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, em 1991. “Eu morava com a minha avó”, disse. Depois de formada, retorna para Cuiabá onde montou com primo Newton Spinelli Palma a empresa Ayra Arquitetura e Construção.
Em 1994, após conseguir juntar dinheiro, viajou para a Califórnia para estudar inglês. Em 1997, já morava em Miami, e ao lado da produtora de cinema, Adriana  Dutra e da irmã Cláudia Dutra fundam a produtora de cinema, Inffinito. Entre as realizações da empresa está o Brazilian Film Festival, que este ano segue para a sua 23º edição.

 

22FestivalBrazilianFilmFestival_CacáDiegues

O cineasta Cacá Diegues recebeu homenagem no 22º Brazilian Film Festival (2018), em Miami/EUA. Acervo Familiar/Facebook

O Blog da Bárbara Fontes bateu um papo com Viviane Spinelli em dois momentos. O mais recente aconteceu esta semana, durante as suas férias em Punta Cana.

Blog da Bárbara Fontes: Viviane, por que realizar um festival brasileiro de cinema nos EUA?

Viviane Spinelli: A gente queria mostrar para os Estados Unidos que o Brasil não era só samba e futebol. Também tem Cultura e Cinema, e essas coisas não eram vistas lá. A ideia era exibir filmes brasileiros e músicas. Foi uma forma de mostrar a Cultura brasileira.

BBF: Em março, você esteve em Cuiabá onde comemorou o seu aniversário de 50 anos. Como foi esse momento de reencontro com a família e amigos?

Viviane Spinelli: Meu aniversário foi um momento especial na minha vida e celebrar com a minha família foi mágico e muito importante! Nós não só celebramos meus 50, como também a recuperação da saúde de minha irmã. Então foi um evento bem privado, com a família e amigos mais próximos meus e dela.

BBF: A respeito de Cuiabá, o que você mais tem saudades ou sente falta?

Viviane Spinelli:  Sinto saudades das coisas mais simples, como os almoços barulhentos com toda família e da minha infância onde comíamos fruta do pé, como manga, jaboticaba e goiaba (que tínhamos em casa) e também uma fruta vermelha ácida, que chamávamos de jacote e agora acho que chamam seriguela e caju fruta típica de MT que tinham na chácara do meu padrinho tio Vasquinho, onde varias famílias se reuniam todo domingo. Aliás esses amigos de infância da chácara e que em parte ainda fazem parte da minha vida e de meus irmãos, e que estiveram presentes na minha celebração de 50 anos.

BBF: Quais são os seus planos para o decorrer deste ano?

Viviane Spinelli: Meu plano pra 2019 é produzir o 23 Brazilian Film Festival of Miami em setembro. Também quero expandir a minha produção audiovisual em Miami em 2019.
E já estou trabalhando com dois amigos, Jade Matarazzo e Mauricio Ferrazza para isso. Ano passado realizei 2 projetos: direção de produção de uma série de tv, Opção América, direção da Adriana Dutra minha sócia. Foi filmado em maio de 2018 e conta a história da imigração latino americana pra Miami nos último 20 anos. Abordando a situação política de Argentina, Colômbia, Bolívia, Haiti, Cuba, Venezuela e também Brasil, e o porque dos 7 personagens terem optado por Miami. Serão episódios distintos de casa um deles. A série está em fase de pós produção e será veiculada no Canal Brasil no segundo semestre desse ano. Também fiz a direção e edição, no fim do ano passado, de um documentário em Tributo a Miguel Perrotti. Um querido amigo, investidor e filantropo, que faleceu e teve como último legado o apoio a um mural do artista Kobra.

Saiba mais:

Site da Inffinito aqui:

Foto de capa: Viviane Spinelli recebe a Comenda da Ordem de Rio Branco das mãos do embaixador Adanio S. Ganen.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s