Ações da PM-MT

Polícia Militar de Mato Grosso apresenta à imprensa, os resultados das ações e operações realizadas no primeiro trimestre deste ano.

PMMT_cafédamanhajornalistas3_Easy-Resize.comEvento realizado no 1º Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) no dia 12 de abril, reuniu jornalistas de diversos veículos de comunicação para um café da manhã que também celebrou o Dia do Jornalista (07/04). O período também marca os cem primeiros dias do governo Mauro Mendes.

Um dos êxitos apontados pelo Coronel da PM-MT, Jonildo José de Assis (Cel. Assis) foi a Operação Carnaval que proporcionou aos foliões um período festivo sem nenhum incidente nos locais onde haviam eventos carnavalescos. A respeito das Ações Assistenciais realizadas, o coronel afirma que “ainda temos uma credibilidade muito boa junto à população”.

 

PROER

Outra Operação importante que ocorre no estado é a ‘Escola Segura’, com policiamento ostensivo geral em ambientes escolares e seu entorno, o que ajuda a inibir ações criminosas. Vinculada à Operação, o PROER (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) também vem colhendo bons frutos. Eu faço uma observação aqui para informar o quanto o PROER é importante: no início do ano letivo, policiais militares estiveram na escola da minha filha, onde repassaram muitas informações importantes relacionadas às drogas, bullying e à violência escolar. A visita foi muito bem-vinda e tranquilizadora para os alunos que sabem podem contar com a Polícia Militar, principalmente neste momento em que estão sensibilizados com a tragédia ocorrida na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo, em 13 de março deste ano. Segundo o Coronel Assis, a Operação Escola Segura conseguiu atingir por meio das ações de Formação e Atendimento, apenas no primeiro trimestre, cerca de 55.118 alunos da Educação Infantil, e do 5º ao 7º Ano, do Ensino Fundamental.

 

Resultados do 1º Trimestre de 2019

De janeiro a março foram realizadas 17 Operações:

PMMT_RelatorioDados1

 

Resultados Gerais:

PMMT_RelatorioDados2

Violência Doméstica e Feminicídio

A respeito dos casos de Feminicídio no estado, o Coronel Assis respondeu ao Blog da Bárbara Fontes:

Buscamos potencializar dentro do nosso Plano de Ação, o trabalho em conjunto, em forma de rede para o combate à violência doméstica e o feminicídio. Nós temos implantado em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop, e estamos implantando também em Tangará [da Serra], a Patrulha Maria da Penha. É um trabalho fenomenal em conjunto com várias instituições como o Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil. Cabe à Polícia Militar fazer a visita, devidamente autorizada, às pessoas que foram vítimas da violência doméstica.

 

PM_MT_logo

O relatório apresentado pela PM-MT retratam três meses de trabalho ostensivo e os resultados positivos são sinais de que estão no caminho certo, porém, tanto a corporação quanto a população sabem que há muito para ser feito na questão da Segurança Púbica do estado. A PM está presente em 141 municípios e conta com um contingente de 7.400 policiais militares (não há previsão para a realização de concurso público). Em relação ao decreto de estado de calamidade que vigora desde janeiro, a Polícia Militar não sofreu cortes em seu orçamento, porém, realizou um plano de contingência para conter gastos e os salários dos policiais também foram escalonados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s