Inscrições para a 26º edição do Festival de Cinema de Vitória seguem até o dia 20 de maio
Os filmes selecionados serão exibidos entre os dias 24 a 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Cineclube Metrópolis e no Hotel Senac Ilha do Boi. Segundo a organização do evento, “o público assiste a uma vasta seleção de obras de diversos formatos e gêneros, que formam um panorama das mais representativas obras em longa e curta-metragem do cinema nacional contemporâneo. A estimativa de público é de 30 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento. Debates entre pesquisadores de cinema, realizadores e público também fazem parte das atividades, além de lançamentos de DVDs, livros e outras publicações”.
Está prevista 11 mostras competitivas:
*23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas;
*9ª Mostra Competitiva de Longas;
*8ª Mostra Foco Capixaba;
*8ª Mostra Corsária;
*9ª Mostra Quatro Estações;
*20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal;
*6ª Mostra Outros Olhares;
*4ª Mostra Mulheres no Cinema;
*4ª Mostra Cinema e Negritude;
*3ª Mostra Nacional de Videoclipes
*2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.
4º Mostra Mulheres no Cinema
Em sua 4º edição, a Mostra Mulheres no Cinema exibirá produções que abordem questões de gênero, empoderamento e igualdade de direitos. Também é uma importante oportunidade para o debate a respeito da atuação da mulher no mercado audiovisual. Segundo a organização, a comissão de seleção da mostra é composta por três mulheres realizadoras e formadoras de opinião no cinema capixaba, Sáskia Sá, Bárbara Casé e Hegli Lotério. A Mostra acontece no dia 28 de Setembro (sábado), no Centro Cultural Sesc Glória.
Nas últimas três edições, o Festival de Cinema de Vitória recebeu 572 inscrições. Foram selecionados 117 filmes e 29 foram premiados. Com o passar dos anos, as mulheres têm conquistados mais espaços no setor, porém, ainda é um universo dominado pelos homens, principalmente nas funções de direção de cena, direção de fotografia e roteiro cinematográfico.
Festival de Cinema de Vitória
O evento tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Apoio da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). As inscrições estão abertas até 20 de maio de 2019.
Saiba mais:
Regulamento do Festival aqui.
Inscrições aqui.
Site oficial aqui.
Categorias:Cinema