Bárbara Pergunta

O Blog da Bárbara Fontes conversa com o deputado Dilmar Dal Bosco.

O Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service (Expo-Ecos MT 2019), iniciada na terça-feira (04.06), se encerra nesta quinta-feira no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT. É considerada a maior feira de negócios da região central do país. Na abertura do evento estiveram presentes, o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Tarcício Falqueto; o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Omar Abdul Assaf; os representantes da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Asmad e Amas), além do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, representando o governador Mauro Mendes; da secretária Extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, Celly Almeida, representando o prefeito Emanuel Pinheiro; o deputado estadual Dilmar Dal Bosco; o presidente do Sincad/MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli; o presidente do Sincovaga, Kassio Catena; e o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Jr. Na ocasião, os organizadores do evento homenagearam o empresário Antônio Domingos, sócio fundador da Casa Domingos – empresa atacadista que possui o CNPJ mais antigo de Mato Grosso. Após a abertura oficial da maior feira de negócios do Centro-Oeste, a Expo-Ecos MT 2019, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM-MT) conversou com o Blog da Bárbara Fontes.

 

 

Blog da Bárbara Fontes: Deputado, o que representa este evento para o Estado de Mato Grosso?

Dilmar Dal Bosco: É para mostrar a potencialidade do estado de Mato Grosso quando você acredita no setor empresarial, setor que faz a diferença, que movimenta, que dá oportunidade ao povo mato-grossense, principalmente na geração de emprego. Por isso que nós precisamos ter mais clareza nas leis tributárias do Estado, ter mais segurança jurídica, mais simplificação, mas principalmente juridicamente nós temos de dar oportunidade para assegurar os seus direitos. Eu acho que essa feira traz o movimento e o formato que Mato Grosso precisa mudar. Aqui nós vimos vários representantes, várias indústrias brasileiras que atendem os nossos atacadistas e que vão para as gôndolas dos mercados e que são oferecidos ao povo mato-grossense. Para você ver a qualidade dos produtos oferecidos ao trabalhador comum. Você vem para uma feira que além de mostrar os produtos fabricados dentro do país e no nosso estado de Mato Grosso, mas também a oportunidade de a gente mostrar a todos os supermercadistas, o pequeno, o micro, o médio, o simples mercadista para que conheçam os produtos que vão para a gôndola atender a nossa sociedade.

 

DilmarDalBosco_ToninhoDomingos_Easy-Resize.com

Deputado Dilmar Dal Bosco (DEM-MT) com o empresário Toninho Domingos, da Casa Domingos. Foto: Bárbara Fontes

BBF: Na solenidade de abertura, o empresário Toninho Domingos, homenageado pela organização do evento, disse a respeito da alta carga tributária, e também disse que pode fechar ainda este ano a Casa Domingos depois de 50 anos de funcionamento. Como o senhor se sente ao ouvir isso?

DDB: Eu fico triste. É por isso que nós temos de mudar a legislação, essa guerra fiscal que existe dentro do país, de Estados propondo incentivos fiscais em detrimento de outros Estados e nós temos de acabar com essa guerra fiscal. Nós temos de ter entendimento no Conselho Nacional de Fazenda (Confaz) para que tenha determinado uma carga tributária única, ou os Estados que estão em desenvolvimento tenham carga tributária diferenciada para ter competitividade. O grande problema nosso é a guerra fiscal que tem entre os Estados brasileiros. Mas não é só diminuir a carga tributária daqui, mas a maneira que nós temos de fazer um Estado gigante que ainda é novo, com pouca população e muito grande de dimensão. Então, nós temos de dar oportunidade a quem vem para Mato Grosso com redução de carga tributária, porém, tem de mesclar porque nós precisamos arrecadar para manter o Estado de Mato Grosso. Então, eu vejo que tem de mudar alguma coisa e buscar entendimento.

 

 

 

Conheça o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM-MT)

Dilmar Dal Bosco nasceu no dia 20 de outubro de 1966, no município de Galvão (SC). Em busca de melhores condições de vida, o pai, o agricultor Abel, mudou-se com a mulher e os quatro filhos para Sinop, em 1976. Preocupado em ajudar no sustento da família, Dilmar começou trabalhando como engraxate, aos nove anos, pelas ruas de Sinop. Não bastando, também vendia picolés e bolos. No início da década de 80 aceitou o convite de jogar pelo time Dom Bosco, em Cuiabá, mesmo sem remuneração alguma. Para ajudar no sustento da casa da tia onde morava, conciliava os treinos com a entrega de jornais e revistas. Em 1981, a família foi morar em Cuiabá para que os filhos pudessem continuar os estudos. Dilmar não demorou muito e, aos 16 anos, conseguiu o primeiro emprego formal, como contínuo em um banco, aonde, em poucos anos, chegou ao posto de gerente geral. Foi trabalhando na agência bancária que conheceu Elizabete Geraldini Dal Bosco, Bete, como é chamada a mulher, com quem tem três filhas. O retorno para Sinop ocorreu em 1992, a convite do irmão Dilceu para ser sócio de uma empresa de eletrificação, a Eletro Amazônia. Dilmar sempre atuou nos bastidores da política, na coordenação das campanhas de Nilson Leitão e do irmão Dilceu Dal Bosco. Em 2010, teve que tomar a decisão de deixar de coordenar o pleito para ser candidato a deputado estadual. Com o apoio dos amigos e da família, foi eleito 22.284 votos. Nos três primeiros anos de mandato Dilmar já era apontado como um dos deputados mais atuantes da Assembleia Legislativa. Na legislatura seguinte foi reeleito com 38.290 votos, quase o dobro da primeira eleição, e também se destacou nas discussões e proposições de projetos para atender todo Mato Grosso. Em 2019 concorreu novamente à reeleição e conquistou 28.827 para seguir com seu terceiro mandato consecutivo. Pretende dar continuidade nas lutas pela geração de emprego e renda, boa gestão da máquina pública, redução de impostos e por mais investimentos na saúde, educação e segurança para população mato-grossense. (Texto enviado pela Assessoria de Imprensa)

 

Confira a programação Expo-Ecos MT 2019 – Quinta-feira (último dia)

06/06 – Quinta-feira

14h às 22h – Período da Feira

14h às 16h – Palestra: Formação e profissionalização da família empresária, com Cristhiane Brandão

16h às 18h – Palestra: Como a Gestão de Pessoas pode auxiliar a gestão de sua empresa, com Alisson Rodrigo Gratão

Oficinas Casa do Padeiro

15h às 17h – Salgados e Doces

18h às 20h – Pães Leves, Integrais e Pré-mistura de Pão Francês

Oficinas Fecomércio/Senac-MT

16h às 18h – Carne Bovina: Novos cortes, novas possibilidade para agregar valor ao seu produto

18h às 20h – Conheça os novos cortes e possibilidades da carne suína

20h às 22h – Como atrair mais clientes mudando o layout do seu estabelecimento

22h – Encerramento da Feira

 

Saiba mais no Blog da Bárbara Fontes:

*Abertura da Expo-Ecos MT 2019, acesse aqui.

*Bárbara Pergunta: Mauro Carvalho, acesse aqui.

*Expo-Ecos MT 2019 (café da manhã para imprensa), acesse aqui.

*Expo-Ecos MT 2019 (divulgação da abertura) – Publicação de 04/06, acesse aqui.

*Esta matéria também possui informações da Assessoria de Imprensa da Expo-Ecos MT 2019: Cafeína Conteúdos Inteligentes.

**Fotos da matéria: Bárbara Fontes (direitos reservados)

2 comentários em “Bárbara Pergunta

  1. Pingback: Bárbara Pergunta – Blog da Bárbara Fontes

  2. Pingback: Encerramento da Expo-Ecos MT 2019 – Blog da Bárbara Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s