Stonewall 50 anos – Agenda Mato Grosso

A comunidade LGBTI mato-grossense também tem programação para celebrar os 50 anos de Stonewall – nome de um famoso bar, situado em Nova Iorque, que foi invadido por policiais que atacaram covardemente os frequentadores, na madrugada de 28 de junho de 1969. No dia seguinte, ocorreram uma série de protestos e rebeliões. O evento é considerado o marco histórico do ativismo do movimento gay e a luta pelos direitos LGBTI em todo mundo.

Um século se passou e a luta continua por igualdade de direitos. A comunidade LGBTI já venceu muitas batalhas como a liberação do casamento e a extinção da pena de morte em países conservadores. Há poucos dias no Brasil, o STF criminalizou a homofobia, como ainda não há uma lei específica, ficou enquadrada como crime de racismo. O país que também foi pioneiro na América Latina em permitir o casamento entre iguais, é recordista de assassinatos contra gays, lésbicas, travestis e transexuais. É uma luta diária pela vida, pelo direito de ser quem quiser e ser respeitado por isso. Por incrível que pareça, há pessoas tão infelizes com a sua identidade sexual que só lhes restam perturbar e perseguir as pessoas que, corajosamente, decidiram não viver “armário”. A hipocrisia reina no Brasil e no mundo, infelizmente.

Confira agenda que celebra os 50 anos de Stonewall em Cuiabá:

1ª Audiência Pública “50 anos de luta pelos Direitos Humanos LGBTI+, celebrando Stonewall”

Data: 27 de junho 2019

Horário: 14:00 horas

Local: auditório Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Mato Grosso – Cuiabá/MT

“I Encontro de Promoção da Saúde da População LGBTI: 50 anos de luta por visibilidade”

Professores, profissionais da saúde e ativistas da causa LGBTI estarão debatendo com os participantes temas pertinentes a implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT em Mato Grosso.

Público-alvo: profissionais e acadêmicos da saúde e ativistas LGBTI

Data: 28 de junho

Horário: 8h

Local: auditório da Escola de Saúde Pública de MT

Realização: Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES/MT e o Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais da UFMT

As inscrições, acesse aqui.

As vagas são limitadas!

PROGRAMAÇÃO

08h – Acolhimento dos participantes
08h30 – Abertura do evento
09h – 12h30 – Narrativas e experiências na atenção primária de sujeitos LGBTIs
14h às 18h – A população LGBTI: das produções de subjetividade às políticas públicas

*foto de capa: vigília em Stonewall. Crédito: Gettyimages

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

2 comentários em “Stonewall 50 anos – Agenda Mato Grosso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s