Agosto Dourado

Durante todo o mês de agosto vai acontecer uma série de atividades que incentiva a amamentação em todo país. Em Mato Grosso, o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso também se uniram para celebrar o Agosto Dourado e repassar à população conhecimentos e práticas sobre os benefícios do leite materno para a mãe e bebê. A primeira semana deste mês é sempre dedicada à Semana Mundial Amamentação (SMAM).

apoio_amamentação_minisSaude

Campanha do Ministério da Saúde

 

Atividades  

A programação contempla exposição de artes, palestras, café da manhã com gestantes e bebês, mamaço, entre outros.  Confira:

cronograma

 

Amamentar é um ato de amor

WhatsApp Image 2019-08-02 at 10.52.17 AM

Mãe amamenta no Banco de Leite do Hospital Geral de Cuiabá. Foto: Soraya Medeiros.

 

Segundo o Ministério da Saúde a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano, e 14% deles são prematuros ou têm baixo peso (menos que 2,5 quilos). Por isso, é necessário ter os bancos de leites humanos e as mulheres que tenham excesso de leite sejam doadoras.

 

 

 

O nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH) do HG, Marcus Vinicius explica que o objetivo da campanha é incentivar o aleitamento materno porque é o alimento mais completo para o desenvolvimento do bebê. “Até os seis meses de vida, a criança só deve se alimentar por meio do leite materno e, depois, junto com outros alimentos, ele deve continuar consumindo o leite até pelo menos os dois anos de idade”.

 

Marcos destaca que além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras. “A sustentação da cabeça, que a criança acaba fazendo naturalmente na hora de mamar, é o que vai ajudar a promover o equilíbrio e sustentação para sentar, engatinhar e andar. Além disso, os vínculos estabelecidos com a mãe durante essa fase de aleitamento as deixam mais autoconfiantes para se desenvolverem no período escolar”.

 

Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição. “Todo o esforço para sugar o leite ajuda a posicionar ainda a arcada dentária, a mastigação e consequentemente a deglutição também se tornam mais fáceis”, completa o nutricionista.

 

 

 

 Banco de Leite Humano salva vidas!

 

BancodeLeite_HGCba_04

 

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá é referência estadual de Mato Grosso para a Rede Global de Bancos de Leite Humano sendo, também, o pioneiro. Além de realizar o armazenamento, pasteurização, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado para os bebês internados na UTI Neonatal, também acolhe as mulheres mães no processo da amamentação, aconselhando sobre os benefícios do aleitamento materno, a melhor forma de posicionar o bebê para ele mamar confortavelmente e, se houver algum problema na amamentação ou em suas mamas, os técnicos estão capacitados para cooperar na solução, informou a diretora Assistencial do HG, Caroline de Moura.

 

Galeria de Fotos (crédito: Soraya Medeiros)

 

 

 

 

Doação de Leite Humano

Segundo informações do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral, mulheres saudáveis que estiverem amamentando podem doar leite, porém, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Armazenamento do leite: utilize frascos de vidro com tampa plástica, (tipo café solúvel ou maionese.). Lave os vidros com água e sabão, retire os rótulos, os resíduos de cola e a proteção interna das tampas. Ferva os vidros com as tampas por 15 minutos. Deixe escorrer em pano limpo. Após secar, feche o vidro sem tocar na parte interna da tampa.

 

BancodeLeite_HGCba_01

Reprodução: HG

 

  • Cuidados para as mamães: Prenda os cabelos de modo evitar o contato com as mamas. Lave as mãos e os braços até o cotovelo, com água e sabão em abundância. Lave as mamas em água corrente antes de cada ordenha. Secar as mamas e mãos com toalha limpa. Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias. Evite conversar durante a retirada de leite; se estiver gripada, coloque uma fralda ou máscara sobre o nariz.
  • Técnica para retirada do leite: Antes de iniciar a retirada do leite, massageie a mama com a ponta dos dedos em movimentos circulares, iniciando pela aréola até atingir toda a mama. Alise a parte superior da mama, até o mamilo, com movimento suave e delicado, como cócegas. Para retirar o leite, coloque o polegar e os dois primeiros dedos em torno da aréola, movimentando-os para frente e para trás, sem deixar deslizar. Despreze os primeiros jatos, abra o vidro e coloque a tampa sobre a mesa, com a abertura para cima. Colha o leite no frasco, apoiando-o no seio abaixo da aréola.
BancodeLeite_HGCba_03

Reprodução: HG

 

Após a retirada do leite (ordenha): feche bem o vidro e identifique-o com o nome da mãe, data do nascimento, dia e hora da 1º coleta.

 

 

 

  • Para frasco que já contém um pouco de leite: Utilizar um copo de vidro previamente esterilizado (ferver por 15 minutos) e escorra em pano limpo. Coloque o leite recém-coletado sobre aquele que já está armazenado no freezer ou congelador. Guarde novamente. Repita este procedimento até faltar 2 dedos para encher o frasco.
  • Como guardar o leite: Na geladeira por até 12 horas, e no congelador por até 15 dias.
  • Amamentar o bebê com o leite ordenhado: Deixe que o leite descongele em temperatura ambiente ou aqueça-o em banho-maria (água morna com fogo apagado). Dê o leite em copinho ou na colher. Não utilize chucas, mamadeiras ou chupetas, porque eles interferem na forma de mamar, confundindo o bebê.

 

Saiba mais:

Informações sobre como doar leite humano, orientações sobre amamentação e problemas nas mamas no período de amamentação, entre em contato com o Banco de Leite do Hospital Geral de Cuiabá:
Endereço: Rua 13 de Junho, 2101 – 2º andar – Centro – Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3363-7035
E-mail: blhgu@gmail.com
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta – 07:00 às 19:00; Sábado – 07:00 às 13:00.

 

 

*Esta matéria do Blog da Bárbara Fontes também contém informações da assessoria de imprensa do HG (Soraya Medeiros) e site do HG.

**Foto de capa: Soraya Medeiros

 

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s