Agenda Semanal

Fotografia MT

Passeio fotográfico em Centro Histórico de Cuiabá vai reunir entusiastas da Mobgrafia

Acontece no dia 17 de agosto (sábado), às 8h, na praça Alencastro (concentração), em Cuiabá (MT), a sexta edição do Passeio Fotográfico. O evento é uma iniciativa da Fotosmt, que tem à frente o dentista e fotógrafo, Amaury Santos. A participação é gratuita.

 

Segundo a organização, o passeio fotográfico faz parte da programação do movimento em defesa do Patrimônio Histórico de Cuiabá que acontecerá durante toda a semana, e para participar não precisa ter uma máquina fotográfica profissional. O evento que ocorrerá no Centro Histórico é focado na Mobgrafia – um novo segmento dentro da Fotografia, que visa a captura de imagens em aparelhos celulares e tablets, objetos comuns do dia-a-dia na vida da maioria das pessoas. Também é uma boa forma de desmistificar que fotografia boa é aquela feita somente em máquinas modernas e caras. Ter um bom equipamento, principalmente se é profissional da área, é necessário, mas a verdade é que sempre vai prevalecer o “olhar” do fotógrafo para uma cena que pode passar despercebida para os olhos menos atentos. A Mobgrafia tem muitos adeptos ao redor do mundo e com importantes festivais e eventos.

 

 

Amaury Santos explicou para o Blog da Bárbara Fontes sobre o Passeio Fotográfico:

 

 

A importância desse projeto é sensibilizar a população cuiabana e causar um despertar em relação ao nosso patrimônio histórico, ao nosso Centro Histórico de Cuiabá que está abandonado. É uma riqueza muito grande que nós temos e está totalmente descuidado. E também a gente faz provocações ao meio político para que deem atenção a isso. Várias cidades do Brasil, os Centros Históricos, os casarios, essa parte histórica das cidades foram revitalizadas, e hoje são referências políticas. Isso tem impacto positivo na sociedade. E a gente vê que aqui em Cuiabá isso é totalmente deixado, não tem atenção política, então, com esse movimento da Fotografia, a gente quer sensibilizar a comunidade cuiabana e fazer o passeio fotográfico dentro da região do Centro Histórico, e através dessas fotografias a gente quer causar essas provocações para a sociedade e também chamar a atenção dos políticos para esse abandono. (Amaury Santos, fundador da Fotosmt)

 

 

Fotosmt

É um coletivo de fotógrafos e tem como objetivos incentivar e fomentar o desenvolvimento da fotografia em Mato Grosso.

 

 

Acervo do Blog da Bárbara Fontes:

Shooting Day, acesse aqui.

 

*Foto de capa: Amaury Santos

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s