Fotografia

Passeio fotográfico em Centro Histórico de Cuiabá vai reunir entusiastas da Mobgrafia

Acontece no dia 17 de agosto (sábado), às 8h, na praça Alencastro (concentração), em Cuiabá (MT), a sexta edição do Passeio Fotográfico. O evento é uma iniciativa da Fotosmt, que tem à frente o dentista e fotógrafo, Amaury Santos. A participação é gratuita.

 

Segundo a organização, o passeio fotográfico faz parte da programação do movimento em defesa do Patrimônio Histórico de Cuiabá que acontecerá durante toda a semana, e para participar não precisa ter uma máquina fotográfica profissional. O evento que ocorrerá no Centro Histórico é focado na Mobgrafia – um novo segmento dentro da Fotografia, que visa a captura de imagens em aparelhos celulares e tablets, objetos comuns do dia-a-dia na vida da maioria das pessoas. Também é uma boa forma de desmistificar que fotografia boa é aquela feita somente em máquinas modernas e caras. Ter um bom equipamento, principalmente se é profissional da área, é necessário, mas a verdade é que sempre vai prevalecer o “olhar” do fotógrafo para uma cena que pode passar despercebida para os olhos menos atentos. A Mobgrafia tem muitos adeptos ao redor do mundo e com importantes festivais e eventos.

 

 

Amaury Santos explicou para o Blog da Bárbara Fontes sobre o Passeio Fotográfico:

 

 

A importância desse projeto é sensibilizar a população cuiabana e causar um despertar em relação ao nosso patrimônio histórico, ao nosso Centro Histórico de Cuiabá que está abandonado. É uma riqueza muito grande que nós temos e está totalmente descuidado. E também a gente faz provocações ao meio político para que deem atenção a isso. Várias cidades do Brasil, os Centros Históricos, os casarios, essa parte histórica das cidades foram revitalizadas, e hoje são referências políticas. Isso tem impacto positivo na sociedade. E a gente vê que aqui em Cuiabá isso é totalmente deixado, não tem atenção política, então, com esse movimento da Fotografia, a gente quer sensibilizar a comunidade cuiabana e fazer o passeio fotográfico dentro da região do Centro Histórico, e através dessas fotografias a gente quer causar essas provocações para a sociedade e também chamar a atenção dos políticos para esse abandono. (Amaury Santos, fundador da Fotosmt)

 

 

Fotosmt

É um coletivo de fotógrafos e tem como objetivos incentivar e fomentar o desenvolvimento da fotografia em Mato Grosso.

 

 

Acervo do Blog da Bárbara Fontes:

Shooting Day, acesse aqui.

 

*Foto de capa: Amaury Santos

Anúncios

Publicado por

barbarafontes

Bárbara Fontes é formada em Comunicação Social pela UFMT. Especialista em Educação (Cinema e Educação). É cineasta, jornalista, roteirista, fotógrafa e poetisa. Seu primeiro trabalho em Assessoria de Comunicação foi em 1995. Iniciou no Cinema/Audiovisual/TV em 1994. Passou temporadas em vários países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Panamá. Morou em Estocolmo, capital da Suécia, entre os anos de 2000 a 2002. Sua primeira entrevista para a televisão foi aos 12 anos, no programa de variedades, Vitrine, da TV Centro América. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro artigo, publicado no jornal impresso, Correio Várzea-grandense. Desde que se conhece por gente, escreveu histórias, composições musicais, roteiros e poemas.

2 comentários em “Fotografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s