Esporte

Atletas de Primavera do Leste são destaques nos Jogos Pan-Americanos de Lima

 

É sempre bom noticiar coisas boas e que inspiram outras pessoas, principalmente no que se refere na área do esporte brasileiro. Bons exemplos e oportunidades tiram jovens dos riscos de se envolverem com a violência e o tráfico de drogas. Também a prática do esporte é saudável, promove a interação social e revela atletas que disputam os mais importantes eventos da área. Foi numa iniciativa esportiva por meio da Canoagem, realizada em Primavera do Leste (MT), que revelou três mulheres atletas que representaram o Brasil na 18º edição dos Jogos Pan-Americanos 2019, realizado em Lima (Peru) entre os dias 26 de julho a 11 de agosto: Marina Souza Costa (23 anos) e as irmãs Ana Sátila Vieira Vargas (22 anos) e Omira Estácia Neta (18 anos). As atletas são frutos de um projeto social de fomento à canoagem no Rio das Mortes (MT). A preparação para o Pan de Lima ocorreu no Instituto Meninos do Lago (Imel), iniciativa da Federação Paranaense de Canoagem e sediado na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

 

 

Ana e Marina conseguiram chegar ao Pan de Lima, graças ao patrocínio do Sicoob Primavera: Ana Sátila Vieira Vargas e Marina Souza Costa. Segundo informações da assessoria de imprensa, Ana é mineira e desde criança vive em Primavera do Leste, em Lima trouxe para o Brasil duas Medalhas de Ouro na modalidade Canoagem Slalom (canoa C1 e extremo K1).

 

CANOAGEM

 

 

A atleta Marina é primaverense.

 

 

 

 

 

CANOAGEM2

Divulgação

 

 

“É uma sensação incrível é um alívio muito grande voltar pra casa com duas medalhas de ouro, ao mesmo tempo estou celebrando e já pensando na próxima competição”. (Ana Sátila em entrevista para o site da Confederação Brasileira de Canoagem)

 

 

 

Ana é irmã da também atleta de canoagem, Omira Estácia Neta, e segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Omira recebeu penalidade máxima no Pan de Lima, numa prova que disputava na cidade de Lunahuaná: a atleta disputava o K1 Feminino (caiaque) e seguia “uma boa descida, chegou a fazer o segundo melhor tempo, mas não cruzou a baliza 17 e levou a penalidade máxima que acresceu 50 segundos ao seu tempo. Por causa disso ela ficou fora do pódio”.

 

Ana Sátila já havia conquistado o ouro no C1 feminino nos Jogos de Toronto 2015, no Canadá. No Pan, ela venceu a prova com o tempo de 95s35, sem penalidades, tornando-se bicampeã na categoria. Mais um motivo de orgulhoso para o pai e maior incentivador, que aproveitou para agradecer em nome das filhas o apoio que tem sido dado pelo Sicoob.

 

Para a cooperativa, a sensação de contentamento também é grande. Mostra que o apoio e o incentivo ao esporte são sempre decisões acertadas, cujos reflexos são interessantes tanto para o Sicoob como para os atletas, a cidade de Primavera do Leste e o país. A expectativa agora é para a preparação rumo às seletivas na Europa e posteriormente para o mundial em Tóquio, no Japão.

 

O patrocínio no esporte brasileiro é essencial para que atletas tenham treinamentos adequados e tenham condições reais para competirem internacionalmente. Segundo informações do Imel, a Canoagem Brasileira teve a sua melhor participação na história do Pan, com oito medalhas.

 

 

 

Saiba mais:

Instituto Meninos do Lago (Imel), acesse AQUI.

Confederação Brasileira de Canoagem, acesse AQUI.

*Esta matéria do Blog da Bárbara Fontes também possui informações da assessoria de imprensa do Sicoob, Cafeína Conteúdos Inteligentes; do Instituto Meninos do Lago (Imel) e da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

 

 

O BLOG DA BÁRBARA FONTES é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

 

 

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s