Shawn Mendes vem aí! (Atualizado)

11 curiosidades sobre a turnê de Shawn Mendes que vai chegar ao Brasil em novembro

 

Fãs brasileiras – que se auto titulam “Mendes Army” – contam os dias e as horas para o início da turnê “Shawn Mendes The Tour”, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo; e 03 de dezembro, no Rio de Janeiro.

 

shawn-mendes-credito-divulgacao-3

Divulgação

 

 

Esta será a terceira vez em que o talentoso cantor e compositor canadense, que completa 21 anos, em 08 de agosto (quinta-feira) vem ao Brasil. As outras vezes foram em 2017, no Rock in Rio (RJ), que é considerado o maior público de Shawn em todo mundo; e 2018, na Villa Mix, em Goiânia, capital de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. O cantor já declarou que ama o Brasil e que se esforça para estudar a Língua Portuguesa Brasileira. Shawn é de família cosmopolita: seu pai, Manoel, é português de Algarve; sua mãe, Karen, inglesa; e a única irmã, Aaliyah, de 15 anos, também é canadense. Atualmente Shawn se divide entre o Canadá e os Estados Unidos, porém, por conta da extensa agenda de shows da turnê, o cantor passa mais tempo em aeroportos e hotéis do que na própria casa.

 

 

WhatsApp Image 2019-08-07 at 6.19.32 PM

Karen com o filho Shawn (acervo familiar)

 

“Shawn Mendes The Tour”

A turnê mundial é a terceira realizada pelo cantor e contempla shows na Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e América Latina. O início se deu em 07 março de 2019, em Amsterdã, capital da Holanda. O último show ocorrerá em 21 de dezembro, na Cidade do México, capital do México. Totalizando 105 shows! O ritmo puxado de trabalho trouxe algumas consequências para a saúde de Shawn, como estafa e problemas nas cordas vocais. Após dois meses de recesso, iniciado na última semana de abril, retornou à turnê no início de junho, em Portland, nos EUA.

 

shawn-mendes-1-768x480

Divulgação

 

A turnê mundial tem várias canções que se mantém nas paradas musicais em várias partes do mundo como “Stitches” (primeiro álbum “Handwritten”); “Treat you Better” e “There’s nothing holdin’ me back” (do belíssimo álbum Illuminate), e claro, as canções do novo álbum “Shawn Mendes – The Album).

 

 

Que menino é esse?

 

WhatsApp Image 2019-08-07 at 6.19.29 PM

Crédito: Josiah (turnê mundial)

 

 

Shawn Peter Raul Mendes nasceu em Toronto, Canadá, dia 8 de agosto de 1998. O single de estreia, “Life of the Party”, fez dele o artista mais jovem a estrear entre as 25 primeiras posições da Billboard Hot 100. Seu álbum de estreia, Handwritten, lançado em abril de 2015, chegou rapidamente ao primeiro lugar na Billboard 200, consagrando-o como um dos artistas mais jovens a conseguir esse feito.

 

 

Autodidata, Shawn aprendeu a tocar guitarra aos treze anos assistindo vídeos no Youtube. Em menos de um ano, após começar a postar covers na rede social Vine, em 2013, angariou milhares de visualizações e seguidores, tornando-se conhecido por seus vídeos de seis segundos de interpretação de canções muito populares. Em 2014, ele já era o terceiro “músico” mais seguido da rede social.

 

WhatsApp Image 2019-08-07 at 6.19.30 PM (1)

Crédito Josiah

 

O empresário Andrew Gertler descobriu Shawn Mendes ainda em 2013, levando-o para a Island Records em janeiro de 2014, com quem assinou oficialmente em maio de 2014 e lançou seu primeiro single, “Life Of The Party”, em 26 de junho de 2014.

 

 

Em 14 de abril de 2015, lançou seu primeiro álbum de estúdio, Handwritten, que estreou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo 106.000 cópias em sua primeira semana. O terceiro single do álbum, “Stitches”, atingiu a quarta posição na Billboard Hot 100, tornando-se seu primeiro top 10 nos Estados Unidos; a canção chegou no topo do chart britânico.

 

 

Em 2015, abriu a turnê 1989 World Tour, da cantora Taylor Swift, na América do Norte. Ainda em 2015, lançou o quarto single do Handwritten, “I Know What You Did Last Summer”, com Camila Cabello; a canção está inclusa na reedição revisitada do álbum. Shawn Mendes fez uma participação na terceira temporada da série de televisão “The 100” em janeiro de 2016. Ele anunciou também sua segunda turnê mundial como headliner, que passou pela América do Norte e Europa, a partir de março de 2016.

 

 

“Treat You Better”, o segundo single de seu segundo álbum de estúdio, Illuminate, foi lançado em junho de 2016. O single entrou no top dez da Billboard Hot 100 e recebeu disco de Platina por vender um milhão de cópias, só nos Estados Unidos. “Mercy” foi lançado como segundo single do álbum em agosto de 2016. O álbum, lançado em setembro de 2016, chegou à primeira posição da Billboard 200.  Em dezembro, Shawn gravou e lançou um álbum ao vivo no Madison Square Garden.

 

 

Ao longo de sua carreira, Shawn conseguiu emplacar 3 estreias consecutivas no número 1 dos charts, 2 álbuns de platina e 8 singles consecutivos de platina e multi-platina. Em todo o mundo, ele vendeu mais de 15 milhões de álbuns, 100 milhões de singles e acumulou mais de 20 bilhões de músicas em streaming e 5 bilhões de visualizações no YouTube. Shawn completou duas turnês mundiais com mais de um milhão de ingressos vendidos, esgotando ingressos em lendários estádios e arenas, incluindo o Madison Square Garden de NYC e a O2 Arena de Londres, em minutos.

 

 

Presente desde 2014 nas listas de personalidades mais influentes do mundo elaboradas anualmente pela Revista TIME, Shawn Mendes possui mais de 6 bilhões de visualizações no YouTube, uma enorme base de fãs que o acompanha desde o tempo que postava seus vídeos de seis segundos com interpretações de músicas populares, e já tem mais de  30 milhões de ouvintes mensais no Spotify, mais de 49 milhões de seguidores no Instagram, 5 singles entre os 15 primeiros da lista Billboard HOT 100, 3 álbuns no topo da Billboard 200, cerca de 90 indicações e quase 30 prêmios, entre ele vários American Music Awards, BBC Radio 1 teen’s Awards, Billboard Music Awards, Canadian Music Awards, Canada’s Walk of Fame, Juno Awards, Kid’s Choice Awards, MTV EUROPE Music Awards e People’s Choice Awards.

 

 

Seu primeiro álbum de estúdio, Handwritten, estreou em #1 na Billboard 200; seu segundo álbum Illuminate chegou também à primeira posição da Billboard 200 em poucas semanas. Shawn Mendes, lançado em maio de 2018, chegou rapidamente ao topo das paradas em vários países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Bélgica, Países Baixos, Irlanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido.

 

 

Assumindo como suas principais influências musicais John Mayer, Ed Sheeran, Justin Timberlake e Bruno Mars, Shawn Mendes é igualmente aplaudido pela crítica musical. Para Brittany Spanos, da Rolling Stone, Mendes incorpora “melodias acústicas folk-pop extremamente cativantes” em seu catálogo. Para Joe Coscarelli, do The New York Times, “seu pop-rock macio, às vezes soul ful toca não somente pré-adolescentes e adolescentes, mas também encontra enorme atração em estações de rádio contemporâneas adultas”. (informações da assessoria de imprensa da turnê brasileira)

 

 

11 Curiosidades

O Blog da Bárbara Fontes em parceria com o fã-clube “Corashawn_army” – um dos maiores do Brasil no Instagram – preparou 11 curiosidades sobre a turnê brasileira de 2019 mais aguardada pela moçadinha.

 

WhatsApp Image 2019-08-07 at 6.19.31 PM

Crédito: Josiah (turnê mundial)

 

1- Eram para ser somente dois shows do “Shawn Mendes The Tour” no Brasil, porém, os ingressos esgotaram em poucas horas e um show extra foi aberto que esgotou em dois minutos – recorde mundial que antes pertencia ao cantor inglês Ed Sheeran.

 

2- Os shows no Brasil acontecem em São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro, no Allianz Parque; e no Rio de Janeiro, 03 de dezembro, na Jeunesse Arena.

 

3- “Shawn Mendes The Tour” é baseado no repertório do terceiro álbum do cantor (chamado pelo público como SM3). As músicas deste álbum também estavam na setlist do show apresentado no Villa Mix, em Goiânia (GO), em 2017.

 

WhatsApp Image 2019-08-07 at 6.19.29 PM (1)

Crédito: Josiah (turnê mundial)

 

4- A cantora canadense Alessia Cara abriu os shows da turnê na Europa e fez tanto sucesso que também abrirá todos os shows na América do Norte e Canadá (segundo informações do site oficial da turnê). O show na Nova Zelândia e Austrália (menos em Brisbane) contará com o cantor pop australiano Ruel.

 

 

5- Quem abrirá o show no Brasil? Ainda é um mistério, porém, é bem provável que seja um artista bem conhecido do público brasileiro. Os mais citados são Anitta e funkeiro Kevinho. Essa lógica vem de acordo com as apresentações em outros países onde foram escolhidos cantores conhecidos regionalmente. A exceção é a cantora Alessia, que é conhecida no Canadá, mas que abriu os shows na Europa. Talvez seja uma estratégia comercial em apresentar a cantora para o público e o mercado europeus. As fãs brasileiras também têm falado que os três shows de aberturas no país podem ser do cantor Ruel.

 

6- O Setlist: o repertório aguardado no Brasil deverá conter canções famosas dos álbuns “Handwritten”, “Illuminate” e “SM3”, além da inclusão do recente hit “Señorita”, parceria com a cantora cubana Camila Cabello, que entrará junto na sequência com “Mutual” e “I Know What You Did Last Summer”.

 

7- A canção “If I Can’t Have You”, recém lançada também é aguardada nos shows brasileiros. Esta canção e “Señorita” fazem parte do novo álbum do cantor que será lançado em 2020.

 

 

8- Não basta só ir para o show: a organização preparou dois pacotes (Prata e Ouro), sem os ingressos, que incluem uma participação no “Pergunta e Resposta” com o cantor – numa sala privativa -; e tirar uma foto – do jeito que quiser – com o ídolo teen. Os dois pacotes também estão cheios de mimos como como um pôster autografado, uma entrada vip na lojinha que será montada no local do show, entre outros objetos produzidos somente para a turnê. Infelizmente esses pacotes estão esgotados, na verdade acabaram em poucos minutos após o início das vendas dos ingressos.

ShawMendestourbrasil

 

9- Segundo informações da Midiorama Comunicação & Imagem, que faz a assessoria de imprensa da turnê brasileira, o Shawn Mendes Tour é uma realização da Move Concerts e faz parte da plataforma Live Music Rocks. É apresentada pelo Banco do Brasil e conta com os seguintes patrocinadores: Itaipava e TNT Energy Drink. O Hospital Sancta Maggiore é o fornecedor oficial dos serviços médicos em São Paulo.

 

10- Um dos hits que Shawn Mendes cantará no Brasil é “Lost in Japan” (uma das preferidas do Blog da Bárbara Fontes). O videoclipe faz uma bela referência ao filme Encontros e Desencontros (Lost in Translation), escrito e dirigido por Sofia Coppola (por este filme ela ganhou o Oscar, em 2003, de Melhor Roteiro Original, e recebeu uma indicação de Melhor Diretor).

 

 

11- Contando os dias…

Acesse a contagem regressiva para o primeiro show em São Paulo, aqui:

 

 

 

*Esta matéria do Blog da Bárbara Fontes também contém informações da Midiorama Comunicação & Imagem.

**Matéria publicada no dia 07 de agosto. Atualizada em novembro.

 

Saiba mais:

 

SIGA o fã-clube “Corashawn_army” no instagram: @corashawn_army

Site oficial do “Shawn Mendes Tour” (em inglês), acesse aqui.

Site da Move Concerts Brasil, acesse aqui.

 

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

 

Acesse também:

Shawn Mendes na Villa Mix, aqui.

3 por 4: Camila Cabello, aqui.

Anúncios

3 comentários em “Shawn Mendes vem aí! (Atualizado)

    1. barbarafontes

      owwnnnn…..Ana Elisa!! Que bom que você gostou! Esta matéria foi escrita com muito carinho para as fãs de Shawn. Seja bem-vinda ao Blog! Clique em SEGUIR o Blog para você receber aviso sobre as publicações. Semana que vem tem mais Shawn no Blog! Bejos da Babi

      Curtir

  1. Pingback: Shawn Mendes Tour 2019 – Blog da Bárbara Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s