Meio Ambiente II (Atualizado)

Cientista retorna a Mato Grosso para derrubar mitos sobre o aquecimento global

A segunda etapa do Circuito Universitário (28 a 31 de outubro) contemplou os municípios da região Norte e Médio Norte (Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tangará da Serra). O ciclo de palestras teve como tema “Aquecimento global, mito ou realidade? A terra está esquentando por ação humana ou natural?, ministrado pelo professor, pesquisador e escritor Ricardo Felicio. O evento foi realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

 

 

Por meio de dados científicos, Ricardo derruba mitos sobre o aquecimento global – um dos assuntos mais discutidos em todo mundo. Na contramão dos discursos ambientalistas, afirma que as variações climáticas ocorridas nas últimas décadas são consequências da evolução do planeta Terra. A ação humana nessas variações é muito pequena. A respeito da emissão de CO², também afirma que não é culpa humana. Em conversa com o Blog da Bárbara Fontes (BBF), o professor comentou sobre a palestra em Mato Grosso, e o mito de que o CO² é o grande vilão do aquecimento global:

 

 

Estou sendo bem recebido em Mato Grosso. O pessoal tem gostado de se informar sobre esse tema. Eu sempre falo que ninguém aqui está fazendo doutrinação porque a gente sempre traz documentos científicos. A evidência que a gente pergunta é se o CO² consegue de fato controlar as temperaturas do ar globais médias. E quando a gente pega todas as informações, percebe que essa evidência é falha. Por quê? Porque as temperaturas nunca foram controladas pelo gás CO². Desde o período Pré-Cambriano (cerca de 4,6 milhões de anos), isso nunca aconteceu. Nessa época nós tínhamos dez vezes mais concentração de CO² na atmosfera do que há hoje, e tivemos duas eras glaciais, ou seja, não há relação desse gás com o aumento da temperatura global. E a gente consegue mostrar isso para os estudantes.

 

Ricardo Felicio

Considerado um dos mais importantes estudiosos do clima, o professor faz parte de um grupo chamado ‘Negacionistas’, que não aceitam as teorias sobre o aquecimento global pregados por ambientalistas. Ricardo Felicio é meteorologista e doutor em Geografia Física – área de climatologia antártica, realiza palestras pelo mundo com o intuito de mostrar por meio de estudos científicos que as mudanças climáticas que assolam o nosso planeta não é resultado da ação humana, e sim provocadas por ciclos naturais que ocorrem de tempos em tempos. Também denuncia as potências mundiais, por questões geopolíticas que visam o protecionismo de seus mercados internos, propagam inverdades sobre o meio ambiente e prejudicam países em desenvolvimento.

 

 

 

Circuito Universitário Aprosoja

O objetivo principal é levar aos estudantes universitários conhecimentos extracurriculares e contribuir com a formação dos futuros profissionais. O evento está na sua sexta edição e já percorreu todo o estado de Mato Grosso. A primeira etapa foi realizada entre os dias 14 e 15 de outubro, nos municípios de Diamantino, Nova Xavantina, Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis. Segundo informações da assessoria de imprensa, o ciclo de palestras reuniu cerca de 1.260 participantes.

 

 

 

*Esta matéria do Blog da Bárbara Fontes contém informações da assessoria de imprensa da Aprosoja-MT.

 

 

Saiba mais no Blog da Bárbara Fontes:

Cientista brasileiro desmitifica o aquecimento global – acesse AQUI.

 

 

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

 

 

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

 

 

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

Um comentário em “Meio Ambiente II (Atualizado)

  1. Pingback: Meio Ambiente (Atualizado) – Blog da Bárbara Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s