A iniciativa é do Projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam)
Nem bem 2020 começou, a tricentenária Cuiabá, capital de Mato Grosso, continua quente e abafada. Carinhosamente chamada pelos cuiabanos de Cuiabrasa, o apelido lhe faz jus considerando que é recordista de calor. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no dia 16 de agosto de 2019 (sexta-feira), Cuiabá registrou 38,1º de temperatura máxima. Quatro dias antes, esta medição também foi aferida na cidade. O resultado foi de ondas de calor alarmantes.

Projeto Verde Novo. Crédito: Alair Ribeiro
Então, plantar árvores na localidade que já foi aclamada como “Cidade Verde” é mais do que preciso. É vital para a população, animais e à própria natureza.
Uma das ações mais bem-sucedidas do país, o Projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso é desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) da capital, em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, Energisa e TV Centro América. Em 2019, o projeto realizou 271 ações de conscientização em mais de 80 bairros de Cuiabá, que possibilitaram o plantio de quase 70 mil mudas de árvores nativas e frutíferas.
É necessário trabalhar a mente das pessoas para mostrar que precisamos da árvore não pela beleza, mas para a melhoria da umidade relativa do ar, diminuição da temperatura e por melhorar o microclima e limpeza do ar”. (Bruna Zeni, engenheira florestal e integrante do Projeto Verde Novo)
Segundo assessoria, o foco foi envolver a população nas ações, seja pela iniciativa de pegar as mudas do projeto e plantar em casa, seja na indicação de áreas públicas que precisam de arborização e também na formação de bosques coletivos, onde cada cidadão irá plantar e zelar por uma árvore especialmente sua. (Com Coordenadoria de Comunicação do TJMT) *Foto de capa: Projeto Verde Novo. Crédito: Alair Ribeiro.
Galeria de Fotos – Crédito Alair Ribeiro/Coordenadoria de Comunicação do TJMT.
Categorias:Breaking News, Faça o BEM!, Jurídico, meio ambiente, Notícias