Breaking News

Cuiabá recebeu cerca de 70 mil mudas de árvores em 2019

A iniciativa é do Projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam)

Nem bem 2020 começou, a tricentenária Cuiabá, capital de Mato Grosso, continua quente e abafada. Carinhosamente chamada pelos cuiabanos de Cuiabrasa, o apelido lhe faz jus considerando que é recordista de calor. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no dia 16 de agosto de 2019 (sexta-feira), Cuiabá registrou 38,1º de temperatura máxima. Quatro dias antes, esta medição também foi aferida na cidade. O resultado foi de ondas de calor alarmantes.

 

Projeto VerdeNovo2_credito_AlairRibeiro_Easy-Resize.com

Projeto Verde Novo. Crédito: Alair Ribeiro

 

Então, plantar árvores na localidade que já foi aclamada como “Cidade Verde” é mais do que preciso. É vital para a população, animais e à própria natureza.

 

 

 

 

Uma das ações mais bem-sucedidas do país, o Projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso é desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) da capital, em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, Energisa e TV Centro América. Em 2019, o projeto realizou 271 ações de conscientização em mais de 80 bairros de Cuiabá, que possibilitaram o plantio de quase 70 mil mudas de árvores nativas e frutíferas.

 

 

Criança participa de plantio de mudas durante ação do Verde Novo no Parque das Águas

 

 

 É necessário trabalhar a mente das pessoas para mostrar que precisamos da árvore não pela beleza, mas para a melhoria da umidade relativa do ar, diminuição da temperatura e por melhorar o microclima e limpeza do ar”. (Bruna Zeni, engenheira florestal e integrante do Projeto Verde Novo)

 

Segundo assessoria, o foco foi envolver a população nas ações, seja pela iniciativa de pegar as mudas do projeto e plantar em casa, seja na indicação de áreas públicas que precisam de arborização e também na formação de bosques coletivos, onde cada cidadão irá plantar e zelar por uma árvore especialmente sua. (Com Coordenadoria de Comunicação do TJMT)  *Foto de capa: Projeto Verde Novo. Crédito: Alair Ribeiro.

 

 

Galeria de Fotos – Crédito Alair Ribeiro/Coordenadoria de Comunicação do TJMT.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s