Igarapé Ipiaçava – Isolados do Xingu

Os indígenas vivem na Terra Indígena Ituna- Itatá, na região do Pará

Pouco se sabe sobre os Isolados Igarapé Ipiaçava. Nem mesmo a Funai tem noção de quantos habitantes vivem na Terra Indígena Ituna-Itatá. A área é considerada de restrição, isto é, ninguém pode entrar na TI ou fazer contatos. Por estarem isolados e sem receber nenhum tipo de ajuda governamental ou não-governamental, os indígenas se tornam vítimas frágeis aos ataques de grileiros.

 

A TI Ituna-Itatá foi reservada pela presença de indígenas que ainda não tiveram contato com a sociedade não-indígena, como parte das ações para evitar impactos da usina de Belo Monte. Possui cerca de 142.402 mil hectares (dados da Funai). Segundo o Ministério Público do Pará (MPF-PA), a partir de 2019, houve uma corrida de invasores e um aumento de 700% do desmatamento na área. O Ibama encontrou até uma vila sendo construída ilegalmente na terra indígena. Nenhuma casa foi destruída, mas os invasores terão que sair. A presença dos invasores já deixou marcas, como a devastação florestal e pastos onde existe gado ilegal. Mas há um risco maior, de contaminação dos indígenas isolados com doenças que podem ser mortais para eles. (Com Assessoria de Comunicação do MPF-PA)

IMAGE

Imagem de satélite: TI Ituna-Itatá. Desmatamento nos pontos vermelhos (2019). Reprodução/Socioambiental.org

 

 

 

Cerca de 90 Povos Indígenas que vivem voluntariamente isolados na região Amazônica*, sendo: 06 no Acre (AC); 29 no Amazonas (AM); 12 no Pará (PA); 13 em Rondônia (RO); 09 em Mato Grosso (MT); 03 em Roraima (RR); 01 em Amapá (AP); 01 em Goiás (GO); e 01 em Tocantins. Nas regiões de fronteiras entre estados são: 02 entre AM/MT; 02 entre RO/AM; 01 entre AM/RR; 01 entre AM/PA; e 01 entre PA/AP.

 

 

Saiba mais:

Terra Indígena Ituna-Itatá

*Informação extraída da publicação Povos Indígenas Isolados na Amazônia – A Luta pela Sobrevivência (UFAM – Universidade Federal do Amazonas).

Foto de Capa: TI isolada na Amazônia. Foto: Funai

 

 

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

 

 

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

 

 

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

 ******

3 comentários em “Igarapé Ipiaçava – Isolados do Xingu

  1. Pingback: Meio Ambiente Amazônia – Blog da Bárbara Fontes

  2. Pingback: Meio Ambiente: TI Ituna-Itatá – Blog da Bárbara Fontes

  3. Pingback: Acesse programa de rádio da MPF sobre a TI Ituna-Itatá – Blog da Bárbara Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s