Breaking News

Bárbara Pergunta

O bate-papo é com Anderson Iglesias, presidente Estadual do Partido NOVO de Mato Grosso

Blog da Bárbara Fontes – A realização de um processo seletivo para candidatos a cargos políticos como o de Vereador e de Prefeito é algo inédito no Brasil. Como tem sido para o partido NOVO essa iniciativa?

Anderson Iglesias – O NOVO é o único partido que faz processo seletivo para escolher os seus candidatos. Qual é o objetivo? Trazer pessoas de fora da política, trazer novas lideranças e alinhadas ao que o partido defende de princípios e valores. No processo seletivo para prefeito, a gente avaliou o currículo, se o candidato tem no mínimo oito anos de experiência em gestão pública ou privada. Depois se seguiu duas rodadas de entrevistas com o Comitê Nacional, responsável pelo processo seletivo em todo Brasil.

 

 

BBF – Quais são os próximos passos?

AI – Agora que aprovamos os dois pré-candidatos [Álvaro de Carvalho e Paulo Henrique Grando], eles irão para a Convenção Estadual para definir quem será o prefeito e o vice-prefeito. E também continuamos com o seletivo para Vereadores aberto até o dia 01 de março. Neste caso, os candidatos precisam fazer uma prova, uma análise de currículo e produzir um vídeo. A prova escrita é para saber se o candidato está alinhado ao NOVO, e se também conhece a vereança [o cargo de vereador]. A próxima fase é a entrevista, e depois segue a fase de engajamento, onde será verificado como o candidato vai falar do NOVO para as pessoas, Queremos ver se realmente o candidato vestiu a camisa como a gente quer. E tem a quarta etapa, o treinamento. O NOVO quer mostrar para a sociedade, pessoas realmente capacitadas e que saibam para que serve um Vereador.

 

 

BBF – Em relação a eleição suplementar para o Senado que ocorrerá no dia 26 de abril, em Mato Grosso, o NOVO já tem candidato?

AI – A gente vai abrir um novo processo seletivo apenas para filiados por força de lei. Terá um período de inscrição mais curta, de cinco dias. Todo o processo também será mais curto e nós teremos o candidato a Senador e os dois Suplentes. E seguem para a Convenção para ver se a chapa composta é aprovada.

AndersonIglesias_PartidoNovo02_Foto_EvelynLeite

Anderson Iglesias (Partido Novo). Foto: Evelyn Leite

 

BBF – Em relação aos fundos partidário e eleitoral, como o NOVO tem se posicionado? Usa dinheiro público em suas campanhas?

AI – O NOVO é o único partido que não usa dinheiro público para se sustentar. Existe o Fundo Partidário e existe o Fundo Eleitoral, que é só usado no período de campanha. Este último a gente conseguiu brigar no Congresso, e o NOVO nem precisará pegar neste dinheiro. O Congresso obrigava a gente a pegar e a usar. A gente conseguiu o direito de não pegar o recurso do Fundo Eleitoral, e nem permitir que esse dinheiro vá para outros partidos. Já o Fundo Partidário, a gente recebe todos os anos e está numa conta do Banco do Brasil. A gente aguarda uma lei para que possamos devolver esse dinheiro, porém, uma Emenda enviada foi reprovada. O Congresso rejeitou dizendo que o partido não pode devolver. Então o NOVO preferiu manter esse dinheiro guardado para quando conseguir aprovar uma lei, possa devolver para o cidadão.

 

 

BBF – O NOVO nunca mexeu no dinheiro do Fundo Partidário?

AI – A gente nunca mexeu neste dinheiro. Agora por força de lei também há uma cota para campanha Feminina, e esse dinheiro somos obrigados a usar. Se não usarmos, as prestações de contas do partido serão reprovadas.

 

 

BBF – Qual é o posicionamento do Novo em relação aos governos Mauro Mendes e Bolsonaro. É Situação ou Oposição?

AI – O NOVO não foca em pessoas, mas em ideias. Nós não somos Situação e nem Oposição. Qual é a ideia, por exemplo, no governo Mauro Mendes? A ideia de aumentar ou reajustar imposto, o NOVO é contra. A gente quer mais poder para o cidadão, mais liberdade para poder trabalhar, e menos o peso dos impostos em cima dele. A ideia do NOVO é gerar emprego e gerar mais qualidade de vida para as pessoas. No caso do governo Bolsonaro é a mesma coisa. A gente apoia ideias, acompanhamos o que o presidente envia para o Congresso. Vai mandar a MP [Medida Provisória] da Liberdade Econômica? O Novo é a favor, assim como a da Reforma Tributária.

 

 

AndersonIglesias_PartidoNovo_e_BarbaraFontes_Foto_EvelynLeite

Anderson Iglesias (Partido Novo) conversa com Bárbara Fontes. Foto: Evelyn Leite

 

 

 

BBF – Como o Diretório do NOVO em Mato Grosso avalia a gestão do governador Romeu Zema, o único governador eleito pelo partido?

AI – O NOVO não tem vaidade, a gente tem de pensar no agora e nas atitudes voltadas ao longo prazo. O governador Romeu Zema passou por dois graves problemas em seu Estado, a de Brumadinho no ano passado, e agora as chuvas que destruíram muitas cidades. Por isso foi um pouco difícil para ele, porém, o governador já conseguiu fazer uma Reforma Administrativa, diminuindo o custo desnecessário do Estado como acabar com os ‘cabides de empregos’, que era uma prática lá. Conseguiu colocar os salários dos servidores em dia.  Outra coisa interessante que aconteceu lá, o governo passado do PT, do governador Pimentel, simplesmente não repassou para o banco os valores dos consignados dos servidores, e ainda cobrou dos servidores. Então para onde foi todo esse dinheiro? O governador Romeu Zema detectou isso e já regulamentou, e agora o servidor pode usar o seu consignado.

 

 

BBF – Então o NOVO aprova a gestão de Romeu Zema?

AI –  Sim. Está aprovadíssima a gestão. A gente sabe da dificuldade que ele está com a Assembleia Legislativa, mas felizmente a gente conseguiu ter no partido um governador que é uma pessoa exemplar. Ele gosta de conversar com todo mundo, não é briguento. Tem aquele jeito mineiro de ser, conversando com todo mundo.

 

 

BBF – Se o governador Romeu Zema se candidatar à presidência do Brasil, o NOVO vai apoiar?

AI – O NOVO vai discutir isso mais para frente. Haverá um processo seletivo, uma análise interna e vai passar para a Convenção Nacional.

 

 

BBF – Então todos os cargos políticos têm processos seletivos?

AI – Sim, para todos os cargos. Tem a diferencial no caso para presidente de República porque o candidato não vai fazer uma prova, mas vai estar passando pela etapa de entrevistas para que possamos colocar pessoas que realmente possam nos representar. O que mais importa para o NOVO é o candidato estar alinhado com as ideias do partido.

 

BBF – Para o partido NOVO, o que falta para o Brasil melhorar?

AI – Ter mais liberdade econômica, acabar com os privilégios e regalias porque nós pagamos impostos para sustentar uma classe de reis e amigos de reis. Quem são esses amigos de reis? São os grandes empresários que usam o Estado para não deixar ter concorrência naquele setor em que ele atua. O NOVO preza pela concorrência por meio da liberdade econômica, e mais facilidade para a pessoa que não tem poder aquisitivo grande poder comprar um produto ou um alimento mais barato.

 

 

 

NOVO apresenta seus dois pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá

 

 

Saiba mais:

Quem quer ser Vereador?

 

 

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

 

 

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

 

 

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

 

 

******

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s