Saúde: Campanha contra o Sarampo

Neste sábado, a vacinação nacional contra o sarampo, para crianças e jovens, ocorre em 42 mil postos de saúde 

É tão grave a situação do sarampo no país que o Ministério da Saúde (MS) tem realizado diversas campanhas de vacinação. O Dia “D” de mobilização contra o sarampo acontece neste sábado (15) em todo o país. Nesta etapa da campanha devem ser vacinadas crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos. A meta do órgão é eliminar a doença até 1° de julho deste ano.

Luta pela erradicação do sarampo

Em 2016, a Organização Pan Americana de Saúde (Opas/OMS) emitiu para  o Brasil, o certificado de erradicação da doença. Em menos de três anos, o país perdeu a certificação porque vírus voltou a circular com toda força em 2017.

Sarampo mata!

Segundo a Agência Brasil, no último dia 14 de fevereiro foi confirmada a primeira morte por sarampo no Rio de Janeiro, após 20 anos. O caso aconteceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a região é recordista de casos da doença no estado. A vítima foi o bebê de 8 meses David Gabriel dos Santos, que vivia no abrigo Santa Bárbara, local que recebe crianças acauteladas em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente o Brasil tem 337 casos de sarampo registrados e confirmados. Foi feita uma campanha de mobilização contra o sarampo no ano passado, mas a adesão entre adultos foi baixa.

Após a campanha deste sábado, há previsão de outra que contemplará  todas as idades. O MS também prevê para este ano, sem data ainda,  uma campanha de dupla vacinação, com sarampo e influenza.

FB_IMG_1581768038828

O que é sarampo?

A doença é causada por um vírus da família paramyxorividae e é normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo. É uma doença humana, ou seja, não ocorre em animais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sarampo é altamente contagioso.

Antes da introdução da vacina contra a doença, em 1963, e da vacinação das populações em massa, a cada 2-3 anos eram registradas importantes epidemias de sarampo, que chegaram a causar aproximadamente 2,6 milhões de mortes ao ano.

(Com informações da Agência Brasil/Ministério da Saúde/OMS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s