As regras fazem parte de decreto que visa conter avanço do vírus no Estado, e resguardar a saúde da população
Em tempos de pandemia no mundo, o governo de Mato Grosso realizou nesta quarta-feira (18.03), a primeira coletiva de imprensa virtual sem a presença de jornalistas. A medida inédita visa evitar aglomeração de pessoas. O evento presencial contou com a participação do governador Mauro Mendes juntamente com o Gabinete de Situação. Esta semana, dois hospitais privados de Cuiabá e Rondonópolis anunciaram pacientes positivos para o Coronavírus, mas o Governo junto ao Ministério da Saúde não reconheceu esses casos como confirmados por não seguirem os protocolos exigidos. Portanto até o momento, não há casos confirmados, mas há 25 casos sob suspeita.

Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, durante coletiva de imprensa. Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
“Nós estamos estudando junto à equipe técnica, o impacto [do coronavírus na economia do Estado] e as possibilidades. Não podemos achar neste momento de grave crise muitas medidas voluntariosas, mesmo que bem-intencionadas porque podem trazer transtornos de outras naturezas”. (Mauro Mendes, governador de Mato Grosso)
Situação da COVID-19 em Mato Grosso
Segundo Norma Informativa nº 14, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicada na tarde desta quarta-feira (18.03), há 25 casos suspeitos em Mato Grosso:
04 em Araputanga
02 em Aripuanã
01 em Cáceres
01 em Campo Novo do Parecis
01 em Campo Verde
06 em Cuiabá
01 em Ipiranga do Norte
01 em Lucas do Rio Verde
02 em Nova Xavantina
04 em Rondonópolis
01 em São José do Rio Claro
01 em Sinop

Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, na coletiva de imprensa. Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
“O Governo está redesenhando o perfil assistencial dos Hospitais Regionais para que tenhamos ao longo do período de agravamento da epidemia, condições técnicas para atender de forma prioritária os casos mais graves”. (Gilberto Figueiredo, Secretário de Estado de Saúde)
Compõe o Gabinete de Situação: o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho; o Secretário-Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; Secretário de Fazenda, Rogério Gallo; Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo; e o infectologista Abdon Salam Khaled Karhawl, professor doutor da UFMT, que atua como consultor colaborador.
Principais medidas adotadas pelo Governo de Mato Grosso:
Saúde
– Credenciamento para contratação emergencial de profissionais da saúde;
– Em hospitais públicos e privados, fica restrito a um acompanhante por paciente internado, por tempo indeterminado;
– Suspensão de agendamentos de cirurgias eletivas em hospitais estaduais;
– Definido o médico infectologista e intensivista Dr. Abdon Salam Khaled Karhawl, para atuar como colaborador do Gabinete de Situação
Transporte
– Ficam autorizadas às concessionárias e permissionárias a suspender o transporte coletivo intermunicipal no âmbito do Estado de Mato Grosso;
– As concessionárias e permissionárias de serviço público de transporte coletivo municipal e estadual deverão adotar todas as medidas de assepsia no interior dos veículos, de acordo com as normas sanitárias vigentes, cabendo aos órgãos regulatórios estaduais e municipais executar a fiscalização;
Serviço público
– Servidores públicos em grupos de risco poderão ter regime especial de trabalho, definido em portaria a ser editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, desde que previamente autorizado pelo Gabinete de Situação;
– Reuniões na administração pública estadual serão suspensas e substituídas por videoconferência;
– Servidores com casos suspeitos ou confirmados deverão permanecer afastados do trabalho;
– Ficam permitidos os sistemas de escala, revezamento e teletrabalho na administração pública, mediante prévia autorização do Gabinete de Situação.
– Fica autorizada a redução ou suspensão do atendimento ao público nos órgãos estaduais, desde que previamente autorizado pelo Gabinete de Situação.
Eventos e aglomerações
– Fica recomendada ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates.
Sistema penitenciário
– Visitas em todas as cadeias, unidades e socioeducativos ao Estado de Mato Grosso ficam suspensas por 15 dias, podendo s er prorrogadas.
(Com informações da Secom-MT)
Foto de capa: Christiano Antonucci/Secom-MT
Saiba mais:
Íntegra da coletiva de imprensa virtual
Decreto nº 413, de 18 de março de 2020
Nota Informativa nº 14, de 18 de março de 2020 (Secretaria de Estado de Saúde-SES)
Categorias:Plantão BBF: coronavirus, Saúde Pública