Cinema Documentário

Sayonara” resgata memórias da casa de shows mais famosa do Centro-oeste

Com o projeto Marcha para o Oeste a todo vapor, a região central do país recebe um grande contingente de pessoas ávidas por uma vida próspera. Mato Grosso é a grande promessa com suas imensas e produtivas terras. Cuiabá, a capital, também cresce apesar do ar provinciano. A cidade hospitaleira também é porta de entrada para quem vai desbravar o Médio-norte e Nortão do Estado entre as décadas de 1960 a 1980.

Sayonara

45e81b63c462fe5852667d58640b8e4b

Show de Fafá de Belém. Foto: acervo de Roberto Bucair cedido para o documentário Sayonara.

Nesse período, Cuiabá tem uma das atrações mais concorridas do Centro-Oeste, a casa de shows (ou boate) e balneário Sayonara. Local que reunia a sociedade cuiabana e os que vinham de fora. Também foi ponto de encontro preferido de jornalistas, intelectuais e políticos. Sayonara foi palco para Roberto Carlos, Angela Maria e o humorista Ronald Golias entre outros artistas. Sayonara também reinou nos carnavais.

1e0703ea0bc9c1f6703369b13a46e8c0

Figura cativa no Sayonara, Beth Carvalho se hospedava na casa da família Bucair. Foto: acervo de Roberto Bucair cedido para o documentário Sayonara.

A história de Sayonara (1959-1990) foi retratada por meio de um curso pioneiro de Cinema Documentário da UFMT, idealizado por mim, Bárbara Fontes, e viabilizado graças às parceiras da Escola de Artes, do Cineclube Coxiponé e TV Universidade, todas pertencentes à instituição federal. A ideia de realizar um Documentário sobre a maior casa se shows do Centro-Oeste nasceu entre os alunos do curso.

*Making off do documentário Sayonara. Foto: acervo Bárbara Fontes e alunos.

Durante um ano (2008-2009), os alunos  passaram por todo o processo de uma produção cinematográfica: pesquisa; elaboração de Roteiro; Pré-Produção, Filmagens; Edição e Pós-Producão.  O resultado final é um importante acervo audiovisual sobre um momento geopolítico importante tanto para Cuiabá, quanto para o restante do Brasil. E os depoimentos dados generosamente aos alunos são um show à parte. Gratidão a todos os envolvidos!

Para quem ainda não viu ou queira assistir novamente, segue abaixo o documentário “Sayonara”. Também disponível no Canal Bárbara Fontes.

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

 

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

 

 

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s