Saúde Pública: Campanha de Vacinação contra a gripe

Segundo Ministério da Saúde serão três etapas em datas e para públicos diferentes. A primeira etapa começou na segunda feira (23.03), para acima de 60 anos. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o dia 22 de maio

Importante ressaltar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público. Confira no BBF, as etapas de vacinação contra a gripe:

1º ETAPA:

A partir de 23 de março.

*Públicos prioritários: idosos e trabalhadores da saúde.

Desabastecimento de vacinas nos municípios

Muitos idosos saíram cedo de casa para vacinarem nos postos de saúde e não foram atendidos. O motivo foi a falta de vacinas. Essa realidade atingiu milhares de pessoas em vários municípios brasileiros.

Por outro lado, o Ministério da Saúde comunicou que a partir de quarta-feira (25), lotes da vacina chegará em todos os estados. Em algumas capitais a campanha de vacinação retornará na sexta-feira (26).

ATENÇÃO!

Para evitar deslocamento desnecessário, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para confirmar o retorno da vacinação.

2º ETAPA:

A partir de 16 de abril.

*Públicos prioritários: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

3º ETAPA:

A partir de 9 de maio.

*Públicos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

*Dia “D” de mobilização nacional

Acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Vacina contra o vírus Influenza

O Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina, e foram envidas aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A realização da campanha nacional de vacinação contra a gripe é possível por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Influenza sob vigilância

Segundo o MS, por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados, a circulação da Influenza está sob controle no país. São 114 unidades distribuídas em todas as regiões do país e tem como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos.

Dados apontam que em 2020, até a Semana Epidemiológica 11 (14 de março), foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2). O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos. Em seguida, estão a Bahia (40 casos e 3 óbitos) e o Paraná (20 casos e 5 óbitos). No ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

(Com informações da Agência Saúde/MS)

*Foto de capa: Reprodução. Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Saiba mais:

Verdade e Mitos sobre a vacina contra a gripe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s