Cidadania

Plantão BBF Coronavírus: Governo de MT esclarece dúvidas sobre novo decreto

O documento mantém as restrições de convívio social, porém, não determina restrições às atividades econômicas no estado

Por meio de entrevista coletiva de imprensa virtual, realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio Paiaguás, o governador Mauro Mendes esclareceu dúvidas de jornalistas a respeito do decreto nº 425, publicado no mesmo dia. O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o infectologista, Dr. Abdon Salam Khaled Karhawl, também estiveram presentes e contribuíram com informações e esclarecimentos sobre o avanço da COVID-19 em Mato Grosso.

Entre as perguntas, o governador respondeu ao site BBF, sobre os desafios do Governo ainda não superados neste período de isolamento social:

O aumento desse vírus é no mundo inteiro. Aqui em Mato Grosso, certamente, pelas projeções, deve ter aumento. Mas nós não conseguimos controlar isso por decreto, e sim com atitudes e ações. É isso que o governo tem proposto, que façamos um isolamento social, cuidar muito de nossos idosos, fazer a limpeza dos locais de trabalho e lavar as mãos todos os dias. E o nosso desafio é manter a atividade econômica porque senão o remédio que nós aplicarmos para tentar curar essa doença, pode matar muita gente em Mato Grosso por causa do desemprego e por fome. Estou muito preocupado com isso. O Governo tende à linha do equilíbrio, cuidar para salvar vidas, mas cuidar também de não arruinar a vida de milhares de mato-grossenses. (Mauro Mendes)

O governador também pontuou sobre os municípios onde não há casos suspeitos e nem confirmados de coronavírus, e que estão em isolamento social e com atividades econômicas paradas.

Há uma grande preocupação com essas paralisações promovidas por alguns prefeitos, em algumas áreas. Isso pode criar problemas gigantescos de parte econômica e social. Nós precisamos seguir a linha do bom senso e continuar a tomar medidas para salvar vidas, mas não podemos prejudicar milhões de mato-grossenses. Os empregos precisam ser preservados e as empresas precisam continuar trabalhando. (Mauro Mendes

O decreto nº 425, de 25 de março de 2020

Governador Mauro Mendes. Crédito_SecomMT

Governador Mauro Mendes. Crédito: Secom-MT

Consolida as medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação do Coronavírus. Segundo o governador, o documento revoga outros decretos relacionados ao isolamento social, publicados durante o mês de março. “Mantivemos neste novo decreto, as restrições de convívio social. É muito importante frisar que o Governo de Mato Grosso não determinou restrições econômicas no estado”, finaliza.

Artedecreto

Montagem/trecho do decreto 425.

Link com íntegra do decreto, no final desta matéria.

Avanço do COVID-19 em Mato Grosso

Segundo Nota Informativa 20, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicada na tarde de hoje, Mato Grosso registra 385 casos suspeitos, e 11 pessoas infectadas pelo Coronavírus (COVID-19). Nenhum diagnosticado se encontra em UTI.

Os casos confirmados se concentram nos municípios de Cuiabá (8); Várzea Grande (2); e Nova Monte Verde (1), e as idades variam entre 26 a 50 anos (homens e mulheres). No Brasil há 2.915 casos confirmados e 78 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde, publicados na tarde desta quinta-feira (26).

ArteNotaInformativaSes

Montagem/Trecho da Nota Informativa 20/SES-MT

*Foto de capa: Coletiva de Imprensa Virtual do Governo de MT (26 de março). Crédito: Secom-MT

Saiba mais:

Coletiva de Imprensa Virtual do Governo de MT (26 de março).

Íntegra do decreto nº 425

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s