Cultura: Viagem pela História sem sair de casa

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso oferece programação virtual para toda família

O distanciamento social é uma realidade que já faz parte do cotidiano da população brasileira. Considerada a mais importante ação no combate à propagação do COVID-19, também tem sido um ato de sacrifício, afinal, de uma hora para outra deixamos de passear, viajar, visitar amigos e familiares. A pandemia que vivenciamos globalmente é inédita para nossa geração, e não é uma situação fácil para ninguém, porém, pode ser amenizada graças às tecnologias digitais. Basta conectar à internet e o mundo está lá por meio de notícias, entretenimento, prestação de serviço, apoio espiritual entre outros. O
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) também entrou na onda cibernética e oferece programação sobre arte, cultura e história.

MASMT EM CASA

Desde o início de abril, o projeto “MASMT em Casa” tem oferecido transmissões ao vivo semanais com convidados especialistas que abordarão temas relacionados à educação, história, arte, arquitetura e patrimônio. As lives e os vídeos são transmitidos pelo perfil do Museu de Arte Sacra na rede social Instagram: @museudeartesacramt.

Museu interativo

Além das transmissões ao vivo, o MASMT também produz uma série de vídeos de curiosidades sobre o museu e seu acervo no quadro “Você Sabia? ”. Cada vídeo é divulgado às quartas-feiras.

Novos projetos

Os internautas que curtem visitas virtuais em museus poderão conhecer todos os detalhes do MASMT por meio de suporte para navegação em 360°. O lançamento do projeto está previsto ainda para este mês.

Até o início de maio deverá ser divulgado um edital de exposições temporárias e oficinas que serão desenvolvidas via internet.

É um novo formato de atuação. Adaptamos nosso cronograma de metas para manter o museu vivo, aberto. Com os editais vamos ainda oportunizar espaço de mostra de trabalhos e geração de renda aos profissionais da cultura nesse momento difícil”. (Viviane Lozzi, diretora e curadora do MASMT)

Foto: Tchélo Figueiredo

Após o fim do período de distanciamento social, as pessoas poderão visitar pessoalmente o MASMT e conferir de perto a beleza e riqueza do acervo histórico. Todo o material produzido durante a pandemia estará disponível no circuito expositivo do museu, e os visitantes poderão ter acesso aos conteúdos por meio de códigos de QR Code.

Nossos equipamentos culturais vão continuar promovendo o acesso à arte e fomentando a economia da cultura nesse momento de crise. E a gestão do Museu de Arte Sacra mostra que está empenhada em ajudar a diminuir os efeitos da pandemia na área cultural. São ações que garantem o acesso da população a conteúdos relevantes e ainda trazem oportunidades aos trabalhadores do setor”. (Allan Kardec, secretário da Secel)

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), em funcionamento sob gestão da Organização Social Ação Cultural.

(Matéria do BBF com Secel-MT)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s