Educação Financeira 5

Vale a pena fazer uma previdência privada?

*Kuky Nunes

Vamos entender primeiro o que é previdência privada?

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.

E respondendo a pergunta base desse artigo, já vou te dizendo que sim, vale muito a pena fazer uma previdência privada, e ele só não vale a pena se você estiver buscando um investimento ao curto prazo.

Portanto a minha intenção é trazer para você o conhecimento necessário para que você possa escolher a melhor previdência privada. Existem dois tipos mais comuns de previdência privada que é PGBL e o VGBL.

1 – Fundo de Previdência (PGBL)

É classificado como previdência complementar, o plano PGBL oferece ao investidor um benefício fiscal ao declarar o imposto de renda (IR). Isso acontece porque todas as aplicações realizadas no PGBL durante o ano podem ser usadas para abater 12% da renda bruta anual no IR. Ele é indicado para o investidor que faz a declaração completa do imposto de renda, contribui com previdência social ou regime próprio.

Vale a pena lembra que o imposto será calculado em cima do valor total acumulado e não somente sobre o rendimento obtido.

2- Fundo de previdência (VGBL)

É classificado como seguro de pessoas, o plano VGBL não conta com vantagem de abatimento das contribuições através da declaração do IR. O seu ponto positivo é que a tributação só é aplicada sobre a rentabilidade e não sobre o montante investido. Ele é indicado para quem entrega a declaração do imposto de renda simplificada ou não contribui para a previdência social ou regime próprio.

Campanha “AMIGOS DO BLOG”. Acesse e Colabore!!! Clique na imagem

Vale lembrar que as principais diferenças entre os dois são:

PGBL

Dedutível do IR 12% da renda tributável;

Ideal para quem declara o formulário completo do IR e é descontado na fonte; tributado no valor total recebido na hora.

VGBL

Não é dedutível do IR;

Ideal para quem declara o formulário simples do IR e não é descontado na fonte, como os autônomos;

Tributado somente no rendimento na hora em que você resgatar o dinheiro.

Como saber que tipo de previdência privada é melhor?

Tomar a decisão de fazer um investimento previdenciário é um passo importante para complementar a aposentadoria pelo INSS ou conquistar objetivos de longo prazo, porém, para descobrir qual tipo de Previdência Privada vale a pena para o cada perfil de investidor é preciso considerar as indicações de cada plano. Procure o seu gerente para saber qual é a melhor providência para você.

Investir em si mesmo pensando no longo prazo, garante uma aposentadoria perfeita” (Kuky Nunes).

Gostou do artigo? siga o Blog e compartilhe nas suas redes sociais, ajude o blog te trazer mais informações sobre o que você mais gosta. E participe da campanha amigos do blog para que possamos continuarmos conectados.

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s