Dicas Úteis

Plantão BBF COVID 19: Cuidados com Álcool 70

Em tempos de pandemia, o consumo de álcool líquido ou gel aumentou de forma significativa e, infelizmente, os acidentes domésticos também.

O produto, eficaz na desinfecção de superfícies e objetos, também se tornou poderoso escudo no combate ao novo coronavirus. Mas para matá-lo é necessário que seja o álcool etílico hidratado 70% ou 70º INPM* – altamente inflável.

Riscos à saúde

O álcool acima de 70% já causou muitos acidentes domésticos e mortes de crianças e adultos no Brasil, e até antes do surto da COVID-19, a venda era proibida por lei desde 2013. A comercialização foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em caráter expecional, no último dia 20 de março, e deve ser manipulado com muito cuidado para evitar acidentes.

Bombeiros alertam que o produto deve ser armazenado em local arejado, longe do alcance de crianças e de fontes de calor!

O isolamento social força a permanência dentro de casa e os riscos de acidentes com álcool podem aumentar. Confira as dicas de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT):

*Lave sempre as mãos com sabão, sabonete ou detergente;

*A limpeza de móveis e da casa deve continuar sendo feita com sabão e desinfetante;

*O álcool, de preferência em gel, deve ser utilizado apenas em situações nas quais não seja possível lavar as mãos com sabão, ou para a limpeza de eletrônicos, como a tela do celular;

*Em caso de utilização do álcool líquido, deixe o inflamável longe de fontes de calor, como fogão, churrasqueira e mesmo de isqueiros ou pessoas fumando;

*O produto deve ser armazenado em local arejado e longe do alcance de crianças;

*Em caso de acidentes, ligue para os bombeiros no número 193.

Álcool gel caseiro: pode ou não?

A escassez do produto antisséptico nas farmácias e supermercados, provocou uma onda gigante nas redes sociais, principalmente, no Whatsapp, de receitas caseiras para produção de álcool em gel.

Atento à disseminação de notícias falsas, o Conselho Federal de Química (CFQ) emitiu Nota com objetivo de esclarecer e proteger a população.

Algumas receitas caseiras estão circulando na internet e, em geral, recomendam a produção do álcool em gel a partir do álcool líquido concentrado. O CFQ preza pela segurança da população brasileira, por isso, não recomenda essa prática tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira.” (Conselho Federal de Química)

Segundo a entidade, a produção industrial de álcool em gel passa por várias etapas e segue rigoroso controle de qualidade. Além da produção caseira ser perigosa, também vai contra a legislação brasileira.

O uso do álcool líquido em elevadas concentrações aumenta o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. (CFQ)

Alerta do BBF!

Enquanto você lê esta matéria, as UTI’s dos hospitais estão lotadas de pacientes infectados, e talvez, não haja vaga para acidentados com queimaduras. Portanto cuidado ao manusear o álcool!

*O °INPM (grau INPM, Instituto Nacional de Pesos e Medidas) é a fração em massa de teor alcoólico de uma solução aquosa. Diferente, portanto, do °GL (grau Gay-Lussac) que informa a relação em volume. (Wikipédia).

Campanha “AMIGOS DO BLOG”. Acesse e Colabore!!! Clique na imagem

ATENÇÃO!
As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

SIGA o BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s