BBF NOTÍCIAS

Plantão BBF COVID-19: Protocolo Orientativo da SES-MT

person holding syringe

Documento tem caráter orientativo e não tira autonomia de médicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), elaborou o Protocolo Orientativo para pacientes com Covid-19 na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de orientações de condutas, também disponibiliza diversos medicamentos para tratamento do novo coronavírus, porém, não criou um kit fixo de drogas.

De acordo com a presidente do CRM, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, o documento tem caráter orientativo,
“O médico tem autonomia para escolher qual medicamento vai prescrever para o seu paciente”, esclarece para o site BBF.

Documento que salva vidas

O Protocolo Orientativo para pacientes com Covid-19 na Atenção Primária do SUS visa auxiliar os profissionais da Saúde que estão na linha de frente, desde o atendimento inicial, tratamento e prevenção. Este grupo é o que mais corre risco de contaminação.

Em relação ao Protocolo Orientativo da Secretaria Estadual de Saúde, o CRM teve participação e foi elaborado por infectologista, hepatologista e cardiologista. É um protocolo de orientação e foi muito bem elaborado, aprovado pelo governador Mauro Mendes, e pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. Também teve a participação do Dr. Eugênio, anestesista e deputado estadual.” (Dra. Hildenete Monteiro Fortes, presidente CRM)

CRF-MT de fora do Protocolo

De acordo com nota publicada pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT), a entidade não participou da elaboração do importante documento.

Lamento que ao ver os nomes dos que elaboraram o documento, não tenha encontrado o nome de nenhum farmacêutico. Mas, como Conselheiro Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT), juntamente com a diretoria e os conselheiros do CRF-MT, acompanharei as ações desenvolvidas pelo Governo no manejo dos pacientes com COVID-19 e outras doenças, especialmente nas questões relacionadas à Assistência Farmacêutica”. (Alexandre Magalhães, Conselheiro Regional efetivo do CRF-MT, e Conselheiro Estadual Titular de Saúde)

Ainda por meio de assessoria, o presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior esclarece que o protocolo contribuirá na melhoria da qualidade das decisões clínicas e uniformização das condutas dos gestores municipais, o qual proporcionará resultados significativos sobre o cuidado, à saúde desses pacientes, diminuindo a mortalidade e aumentando a qualidade de vida e a segurança de todos os acometidos por esta doença.

É de grande importância o conhecimento deste protocolo pelos farmacêuticos de todos os municípios de Mato Grosso, podendo assim, já preparar às farmácias com os medicamentos utilizados para o atendimento de pacientes com Covid-19, em especial aos casos leves da doença”. (Iberê Ferreira da Silva Junior, presidente do CRF-MT)

Saiba mais

Protocolo Orientativo da Secretaria Estadual de Saúde

(Reportagem BBF)

Campanha “AMIGOS DO BBF”. Acesse e Colabore!!! Clique na imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s