Economia

Educação Financeira 3

#3 – Conheça alguns investimentos seguros iguais a poupança e mais rentáveis

Por Kuky Nunes*

Na segunda-feira passada eu escrevi sobre as vantagens e desvantagens de se investir na poupança. Hoje, eu trago para você alguns investimentos seguros iguais a poupança e bem mais rentáveis. Vamos conhecê-los.

1 – TESOURO DIRETO

O investimento em tesouro direto nada mais é do que emprestar dinheiro ao Governo Federal, para realizar investimento no país, como obras de infraestruturas, aquisições de equipamentos e outros projetos do Governo. Como contrapartida, esse dinheiro é devolvido na data combinada somado a um percentual de juros, que é o rendimento da aplicação financeira.

Esse valor é consideravelmente maior que aquele gerado pela poupança, mesmo sendo tributado pelo IR”

Quanto ao risco, ele é extremamente pequeno, pois o Governo federal é o destinatário desse valor. É bem difícil que você perca, mesmo em caso em caso de crise financeira.

2 – CDB – INVESTIMENTOS EM BANCOS

Certificado de Depósito Bancário mais conhecido como CDB é a aplicação em uma instituição bancária. Ela usa esse dinheiro para custear a sua atividade como empréstimos e financiamento.

Essa modalidade de investimento é mais rentável que a poupança e que possui um baixíssimo grau de risco de complexibilidade, pois é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Lembrando que o rendimento do CDB é tributado pelo Imposto de renda (IR)”

Mas, isso não quer dizer que a poupança e mais rentável só porque é isenta do Imposto de Renda, mesmo pagando imposto o CDB rende mais.

Campanha “AMIGOS DO BLOG”. Acesse e Colabore!!! Clique na imagem

3 – LCI – LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO

São aplicações financeiras ligadas a financiamento imobiliário brasileiro, possui uma boa rentabilidade, e tem dois atrativos.

O primeiro está ligado ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Essa instituição atua diretamente na redução dos riscos de uma aplicação. Isso porque o FGC assegura até R$250 mil por instituição financeira e por CPF (até a soma de R$1 milhão por 4 anos), caso a instituição que vendeu a LCI venha a ter dificuldades financeiras no futuro e não possa honrar com o pagamento combinado.

O segundo atrativo e que mais conhecido e a isenção do Imposto de Renda (IR).

4 – LCA – LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO

É uma modalidade de investimento muito parecida com a LCI. Também é isenta de IR e conta com a garantia do nosso querido Fundo Garantidor de Créditos. A diferença essencial entre a LCI e LCA é que, no caso da LCA, o dinheiro arrecadado pelas instituições é utilizado para impulsionar investimentos no setor de agronegócio.

5 – LC – LETRA DE CÂMBIO

São títulos de renda fixa. Geralmente são oferecidos por sociedade de crédito, investimento e financiamento, também conhecido como financeiras, os valores arrecadados por elas são utilizados para que as suas operações sejam realizadas e como contrapartida ela devolve um percentual de juros, que geralmente é bem maior que a poupança.

A letra de Câmbio tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), com isso e um dos investimentos com baixíssimo risco para se investir.
É possível encontrar oportunidades excelentes na Bolsa, muito melhores do que a Poupança pode oferecer.

Sair da zona de conforto é pensar na aposentadoria por meio de investimentos, e te faz diferente dos zumbis que seguem a risca o modelo arcaico” ( Kuky Nunes).

*Kuky Nunes é colabora do BBF e todas as segundas-feiras vai dar dicas de Educação Financeira.

E-mail: kukynunes88@gmail.com

Saiba mais no BBF

#1 – O que você precisa saber sobre consignação em folha de pagamento

#2 – Vale a pena investir em poupança neste momento de pandemia?

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s