Educação Financeira

Educação Financeira 9

#9 – O QUE É PIX E PARA QUE SERVE?

*Por Kuky Nunes

Segundo o Banco Central do Brasil, o sistema PIX é um pagamento instantâneo de transferências monetárias eletrônicas que estará disponível 24 horas por dia, sete dias da semana, a transferência ocorrera diretamente na conta bancária do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, o que ocasiona custo menores nas transações.

Além de aumentar a velocidade das transações de pagamentos e transferências, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo; aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.

Em poucas palavras, o Pix é uma nova ferramenta para fazer transferências e pagamentos de forma rápida, sem esperar dias para que o pagamento “caia na conta”. Pelo contrário: essas transações serão completadas em até dez segundos.

COMO FUNCIONA?


Hoje as transferência entre contas bancarias são feitas por TEDs e DOCs, pagamentos por boletos ou até mesmo por dinheiro, as operações eletrônicas já conhecidas por nos podem levar dias e algumas delas acabam custando caro, dependendo do banco em que você tem conta a transação de TED pode custar  mais de R$20, e dinheiro vivo pode representar um risco para o pagador e o recebedor, fora o prejuízo de dar dinheiro de graça para o cobrador –  conforme o nosso outro artigo de Educação Financeira 8 ( TROCO COM MOEDAS, CUIDE DO SEU DINHEIRO), que explica como os empresários ficam ricos com o seu 1 centavo dado de graça.

A novidade é que com o PIX, você passa a ter a alternativa de transferir e fazer pagamento de forma rápida e barata, pois para usuários pessoa física ele será de graça e para instituições financeiras que oferecem o PIX, o custo será de R$ 0,01 a cada 10 transações.

COMO SERÃO AS TRANSAÇÕES COM O PIX?

O Banco Central regulamentou que as transações do Pix poderão ser feitas de diferentes formas:

• Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento, como se faz uma TED e DOC hoje – nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta;

• Informando uma chave Pix, que o usuário poderá adicionar a uma conta que já possui; essa chave pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ – será necessário informar somente um destes;


• Ou também através da leitura de QR Codes, estáticos ou dinâmicos.

COMO FAZER A TRANSAÇÃO PELA CHAVE PIX?

Na definição do Banco Central, as chaves Pix são ‘apelidos’ utilizados para identificar a sua conta” que representam o endereço da sua conta no Pix. Poderão ser adicionados quatro tipos de chave Pix a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória.

Em outras palavras, a chave Pix é a informação que o usuário poderá usar para enviar um Pix a alguém – em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta. Para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor. Pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves Pix por conta da qual seja titular; pessoas jurídicas, até 20 chaves, também por conta. Não existe um limite total de chaves que cada pessoa pode cadastrar.

Não é possível, entretanto, adicionar uma mesma chave em mais de uma conta. Por exemplo: se você adicionar seu CPF como chave do Pix em uma conta, não poderá adicioná-la em outra. Será necessário fazer a portabilidade de chaves para mudar o vínculo para outra instituição.

COMO FAZER TRANSAÇÕES COM PIX VIA QR CODE?

Neste caso, o usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresentará um QR Code, que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone. Segundo o BC, cada tipo de QR Code terá um uso diferente:

• O QR Code estático poderá ser usado em múltiplas transações e permitirá que seja definido um valor para um produto ou de um valor pelo pagador. Ele poderá ser usado para transferências entre duas pessoas, por exemplo.

• O QR Code dinâmico é mais adequado para pagamento de compras, já que poderá apresentar informações diferentes a cada transação e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre a transação.


Mas os detalhes de como cada cliente poderá gerar esses QR Codes ainda não foram definidos e dependem do prazo de implementação.

O Pix começa a funcionar oficialmente no dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar, até esta data, para oferecer e receber o serviço. A partir do dia 16 de novembro, ele estará em pleno funcionamento.

O Mundo vai mudando o nós só temos o dever de nos adequar a ele, e quem não se adequa deixa de existir” (Kuky Nunes).

Gostou do artigo? Tem mais Educação Financeira no BBF. Para não perder nenhuma matéria publicada, SIGA o BBF e compartilhe nas suas redes sociais. Participe da campanha Amigos do BBF para que possamos continuarmos conectados!

*Kuky Nunes é colabora do BBF e assina a coluna ‘Educação Financeira’.

E-mail: kukynunes88@gmail.com

O BBF é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios e doações. Faça parte dos “AMIGOS DO BBF”. Clique na imagem para mais informações. Sua ajuda é importante!

3 respostas »

  1. Amei as informações esclarecedoras objetivas e direcionadas , eu estava com duvidas sobre o PIX e agora entendi , muito obrigada por compartilhar informações tão importantes , e o melhor ajuda a cuidar do nosso rico ´`dinheirinho“, ..
    . OU VOCE SE ADÉQUA OU A TECNOLOGIA TE ENGOLE SIMPLES ASSIM..

    ass; DAIANE GALVAO
    BJUS.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Daiane, obrigada pelo comentário, nós do BBF querermos levar a notícia com o maior esclarecimento possível para nossos leitores, te convido para ver nossas outras matérias sobre educação financeira e sobre outros assuntos importantes para nossa população, conte sempre conosco. Bjo #KukyNunes

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s